Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
ANÁLISE DOS 4 EIXOS DA OFERTA DE CONTEÚDO CONTEXTUAL EM SITES DE NOTÍCIAS: EMPRESA, CONTEÚDO, USUÁRIO E COMUNIDADE
Lohmann, Augusto de Freitas ;
Artigo:
O objetivo deste artigo é aprofundar o entendimento da categorização da oferta de conteúdo contextual em sites de notícias, de maneira a obter informações que auxiliem na identificação de um modelo que ofereça a melhor experiência de uso (do ponto de vista do conteúdo oferecido). No artigo, serão apresentados os 4 eixos da macro categorização da oferta de conteúdo contextual, conforme identificado pelo próprio autor em pesquisa prévia (LOHMANN, 2013). A seguir, serão observados quais dos eixos apresentados são utilizados nos elementos de oferta de conteúdo em alguns dos principais sites de notícias do Brasil e do Mundo, e de que maneira se dá essa utilização. A partir desse mapeamento, serão apresentadas possíveis limitações encontradas nos modelos de oferta de conteúdo analisados e discutidas as possíveis soluções que, do ponto de vista conceitual, otimizariam a experiência de navegação dos usuários dos sites de notícias.
Artigo:
The aim of this paper is to deepen the understanding of the categorization of offering contextual content on news sites, in order to obtain information to assist in the identification of a model that provides the best user experience (from the point of view of content offered). Will be given the 4 axes of categorization macro offering contextual content in the article, as identified LOHMANN (2013). The following will be observed which presented the axes are used in the provision of content elements in some major news sites in Brazil and the world, and how it gives such use. From this mapping, the deficiencies found in models of offering contextual content analyzed and discussed possible solutions that, from a conceptual standpoint, optimize the browsing experience of users of news sites will be identified.
Palavras-chave: Categorização, Conteúdo, Contextual, Navegação, Notícias., Categorization, Content, Context, Navigation, News.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00861
Referências bibliográficas
- [1] CSIKSZENTMIHALYI, M. Finding flow: The psychology of engagement with everyday life. Basic Books, 1998.
- [2] DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1, 1997.
- [3] HAILE, Tony. What You Think You Know About the Web Is Wrong. Disponível na internet por http em: http://time.com/12933/what-you-think-you-know-about-the- web-is-wrong. Acesso em 10 mai. 2014
- [4] LEÃO, L. O Labirinto da Hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. Editora Iluminuras. São Paulo, 1999.
- [5] LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
- [6] LOHMANN, A. Fluxos da navegação contextual na interação com o conteúdo noticioso. Anais do Interaction South America. 2013.
- [7] LONGHI, R. Metáforas e Labirintos: A Narrativa em Hipertexto na Internet. 1998. Dissertação (Mestrado). UFRGS/PPGCOM, Porto Alegre.
- [8] MITCHELL, Amy; PAGE, Dana. Social, search Andamp; direct: pathways to digital news.
- [9] Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.journalism.org/files/2014/03/SocialSearchandDirect_PathwaystoDigitalN ews.pdfAndgt;. Acesso em 14 abr. 2014
- [10] MITCHELL, Amy; ROSENTIEL, Tom. What Facebook and Twitter Mean for News. Disponível na internet por http em: Andlt;http://stateofthemedia.org/2012/mobile-devices- and-news-consumption-some-good-signs-for-journalism/what-facebook-and-twitter- mean-for-newsAndgt; Acesso em 10 abr. 2014
- [11] PARISER, Eli. Palestra "Tenha cuidado com os ''filtros-bolha'' online", concedida pelo autor do livro “O Filtro Invisível: O que a internet está escondendo de você”.
Como citar:
Lohmann, Augusto de Freitas; "ANÁLISE DOS 4 EIXOS DA OFERTA DE CONTEÚDO CONTEXTUAL EM SITES DE NOTÍCIAS: EMPRESA, CONTEÚDO, USUÁRIO E COMUNIDADE", p. 103-111 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00861
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações