Novembro 2015 vol. 3 num. 1 - 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química
Completo - Open Access.
Análise e Utilização de Jogos Lúdicos Como Metodologia no Ensino de Química
Analysis and Use of Playful Games How Methodology in Chemistry Teaching
LIMA, Rafaela Cristina dos Santos ; SANTOS, José Carlos Oliveira ;
Completo:
Os jogos lúdicos no ensino de Química atuam como um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem e melhoria na interação entre aluno e o professor. A utilização de atividades lúdicas pode ser uma boa escolha para diminuir a rejeição da química por parte dos alunos. Além de ser uma forma diferenciada de trabalhar os conteúdos, é também um instrumento que os motiva, atrai e estimula, divertindo-os e criando um aprendizado mais prazeroso e interessante. Este trabalho teve o objetivo de analisar a utilização de um jogo lúdico como facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos alunos de uma escola pública. O trabalho foi avaliado com a aplicação de um questionário quantitativo com perguntas objetivas sobre o uso de jogos lúdicos no ensino de química o tema do jogo consistia sobre o assunto tabela periódica.
Completo:
The fun games at the Chemistry teaching act as a facilitator in the teaching and learning process and improvement in the interaction between student and teacher. The use of recreational activities can be a good choice to reduce the rejection of the chemical by the students. Besides being a different way of working the content, it is also an instrument that motivates, stimulates and attracts, entertaining them and creating a more pleasant and interesting learning. This work aimed to analyze the use of a playful game as a facilitator of teaching and learning process of students in a public school. The study was evaluated by applying a quantitative questionnaire with objective questions about the use of educational games in chemistry teaching the game theme consisted on the subject periodic table.
Palavras-chave: Jogos lúdicos; ensino-aprendizagem; ensino de química; tabela periódica.,
Palavras-chave: Educational games; teaching and learning; chemistry education; periodic table.,
DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq03
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.
- [2] GIL-PEREZ, D.Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1993.
- [3] KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, p. 197, 2004.
- [4] MELO C.M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Química Nova na Escola, V.2 n°1, 2005, pag. 128-137.
- [5] MENEZES, U. S; SOUZA, V. B. Química Lúdica: Brincando e Aprendendo com os Jogos na Química. In Anais do V Encontro Sergipano de Educação Básica. Sergipe: 3-5 out. 2011.
- [6] PINTO, C. L; TAVARES, H. M.O Jogo Lúdico na Educação. Revista da Católica. v. 2, n. 3, Uberlândia, p. 230-231, 2010.
- [7] SANTOS, J. C. O.; MELO, F. M. A.; MARTINS, J. S.; ARAÚJO, A. L. A Experimentação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química: Um estudo de caso. In: Anais do 54º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. Natal: ABQ, 2014.
- [8] SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, p. 27-31, 1995.
- [9] SOARES, M.H.F.B. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: ExLibris, 2008.
- [10] SZUNDY, P. T. C. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO JOGO E SOBRE O JOGO: ENSINO E APRENDIZAGEM DELE E FORMAÇÃO REFLEXIVA. Tese de doutorado em lingüística aplicada e estudos da linguagem, PUC – São Paulo, 2005.
Como citar:
LIMA, Rafaela Cristina dos Santos; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Análise e Utilização de Jogos Lúdicos Como Metodologia no Ensino de Química", p. 8-15 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings]..
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-4043,
DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq03
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações