Outubro 2020 vol. 8 num. 1 - VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
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Análise ergonômica do ambiente construído: estudo de uma escola pública de ensino fundamental em Fortaleza
Ergonomic analysis of the built environment: study of a public elementary school in Fortaleza
Vasconcelos, Alana Aragão ; Pinheiro, Antônio Auriseu N. ; Oliveira, Virna Maria ; Lira, Ana Karina M. ; Santiago, Zilsa ;
Artigo completo:
Este artigo tem como propósito apresentar o estudo realizado em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE, a partir da aplicação da Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC, proposta por Villarouco (2008). As etapas seguidas para realização do estudo foram: Análise Global do Ambiente, Identificação da Configuração Ambiental, Avaliação do Ambiente em Uso, Percepção Ambiental do Usuário e Diagnóstico Ergonômico do Ambiente. Nesta ultima etapa foi elaborado um diagnóstico destacando alguns problemas encontrados e relacionando com recomendações para a adequação do espaço aos seus usuários, a fim de propor melhorias aplicáveis aos ambientes. Os resultados obtidos após a análise direcionam para a necessidade de melhorias em alguns aspectos, sobretudo relacionadas a conforto e acessibilidade. Por fim, destacam-se como pontos cruciais as interações entre as variáveis do ambiente construído e a realização das atividades dos usuários, a fim de alcançar os ideais definidos pelos estudos da Ergonomia.
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This article aims to present the study conducted in a public school of the municipal school system of the city of Fortaleza-CE, from the application of Ergonomic Methodology for the Built Environment - MEAC, proposed by Villarouco (2008). The steps followed for the study were: Global Environmental Analysis, Identification of the Environmental Configuration, Evaluation of the Environment in Use, Environmental Perception of the User and Ergonomic Diagnosis of the Environment. In this last stage a diagnosis was elaborated highlighting some problems found and relating recommendations for the adaptation of the space to its users, in order to propose improvements applicable to the environments. The results obtained after the analysis point to the need for improvements in some aspects, especially related to comfort and accessibility. Finally, the crucial points are the interactions between the variables of the built environment and the users' activities, in order to achieve the ideals defined by the Ergonomics studies.
Palavras-chave: ergonomia; escola; MEAC; percepção pelos usuários,
Palavras-chave: ergonomic; school; MEAC; user perception,
DOI: 10.5151/eneac2020-53
Referências bibliográficas
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Como citar:
Vasconcelos, Alana Aragão; Pinheiro, Antônio Auriseu N.; Oliveira, Virna Maria; Lira, Ana Karina M.; Santiago, Zilsa; "Análise ergonômica do ambiente construído: estudo de uma escola pública de ensino fundamental em Fortaleza", p. 606-621 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2020-53
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