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Análise experimental do balanço de energia térmica de um motor de ciclo Otto operado com etanol e gasolina.

Experimental analysis of the thermal energy balance of an Otto cycle engine operated with ethanol and gasoline.

Santana, Claudio Marcio ; Santana, Linicker Lopes Bruno ; Almeida, Helder Giostri Alves de ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

Ciclo Otto pode operar tanto com gasolina quanto com etanol; no entanto, estes combustíveis têm propriedades diferentes que resultarão em parâmetros de desempenho diferentes. Este trabalho tem como objetivo comparar o balanço energético térmico de um motor de combustão interna movido a gasolina e etanol. Os testes experimentais foram realizados em bancada dinamômetro variando a rotação do motor entre 1.500 e 6.000 rpm e na condição de plena carga. Os resultados mostraram que a eficiência térmica máxima do motor variou de 30,51% com gasolina a 31,72% com etanol. O percentual de energia dissipada para o sistema de refrigeração variou de 16,93% com gasolina a 16,12% com etanol. O percentual de energia dissipada para o sistema de escapamento variou de 32,82% com gasolina a 34,64% com etanol. O percentual de energia desperdiçada devido à combustão incompleta do combustível variou de 3,50% com gasolina a 10,00% com etanol. O percentual de energia dissipada para o sistema de lubrificação variou de 3,95% com gasolina a 3,76% com etanol. O percentual de energia rejeitada para o meio ambiente por convecção e transferência de calor por radiação variou de 30,43% com gasolina a 27,96% com etanol.

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Otto Cycle can operate with both gasoline and ethanol; however, these fuels have different properties that will result in different performance parameters. This work aims to compare the thermal energy balance of an internal combustion engine fueled with gasoline and ethanol. The experimental tests were carried out on a dynamometer bench varying engine speed between 1500 and 6000 rpm and at full load condition. The results showed that the engine

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP05

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Como citar:

Santana, Claudio Marcio; Santana, Linicker Lopes Bruno; Almeida, Helder Giostri Alves de; "Análise experimental do balanço de energia térmica de um motor de ciclo Otto operado com etanol e gasolina.", p. 17-24 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP05

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