Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
Análise gráfica de apelos visuais em embalagens de cereais para o público infantil sob a perspectiva do design da informação
Graphical analysis of visual appeals on cereal packaging for children from the perspective of information design
Gomes, Amanda Rutiquewiski ; Spinillo, Carla Galvão ;
Artigo completo:
O consumo de ultraprocessados com baixo teor nutricional é uma adversidade para a promoção da saúde no Brasil. As crianças constituem um dos públicos mais afetados, pois a ingestão desses alimentos pode levar a obesidade infantil, um dos mais graves problemas de saúde do século 21. Para compreender as causas desse consumo em excesso, pesquisas têm tratado de apelos visuais, como personagens, nas embalagens. Entretanto, a caracterização gráfica desses elementos ainda é pouco explorada. Diante disso, este artigo apresenta um estudo sobre a configuração gráfica de apelos visuais na face frontal de cereais matinais infantis (ultraprocessados) sob a perspectiva do design da informação. Para isso, foi realizada análise de 60 faces frontais coletadas em Curitiba/Paraná. Observou-se: categorização dos apelos; propriedades sintáticas; retórica e significado interativo nas imagens. Os dados apurados foram examinados quantitativamente para a determinação de tendências. Encontraram-se 346 apelos, sobretudo pictóricos (n=138). Destes, todas as embalagens apresentam a imagem do cereal em hipérbole e apenas 38 utilizam personagens, a maioria personificados (n=36). Quanto ao significado interativo dos personagens, constatou-se o contato de demanda (n=28), no qual a figura olha para o observador; e em enquadramento frontal com atitude de igualdade (n=38) entre representação e consumidor. Conclui-se que a imagem do alimento em hipérbole é o recurso mais recorrente nas embalagens de ultraprocessados para crianças. Até onde pode-se constatar, este resultado diverge da literatura corrente, focada em personagens/mascotes. Espera-se que, futuramente, pesquisas de design possam contribuir para regulamentação própria sobre o tema, auxiliando a promoção da alimentação saudável.
Artigo completo:
The consumption of ultra-processed food with low nutritional value is an adversity in health promotion in Brazil. Children are one of the most affected audiences as these foods can lead to childhood obesity, one of the most serious health problems of the 21st century. To understand the causes of this consumption in excess, studies researched visual appeals, such as characters, in packaging. However, the graphic characterization of these elements is still little explored. Therefore, this article presents an analysis of the graphic configuration of visual appeals on the front side of infant ultra-processed cereal packaging from the perspective of information design. For that, an analysis of 60 samples collected in Curitiba/Paraná/ Brazil was performed. It was observed: categorization of appeals; syntactic properties; rhetoric and interactive meaning of the images. The data were examined quantitatively for the determination of trends. A total of 346 appeals were found, mainly pictorial (n=138). All the packages presented the image of the cereal in hyperbole and only 38 used characters, most of them personified (n=36). As for the characters interactive meaning, it was verified the contact of demand (n=28), in which the figure looks at the observer; and the attitude of equality (n=38) between representation and consumer. It’s concluded that the image of food in hyperbole is the most recurrent feature in ultra-processed food packaging for children, contrasting with the current literature, focused on characters/mascots. It’s hoped that, in the future, design researches may contribute to proper regulation on the subject, helping promote healthy eating.
Palavras-chave: embalagem de alimentos, apelos visuais, alimentação infantil, linguagem gráfica, design da informação,
Palavras-chave: food packaging, visual appeals, infant feeding, graphic language, information design,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0171
Referências bibliográficas
- [1] Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS. (2018). ABRAS: Setor supermercadista fatura R$353,2 bilhões em 2017. Recuperado em 5 de outubro, 2018 de http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=20&clipping=63952
- [2] Barthes, R. (1993). Rhetoric of the Image. In Image - Music - Text (pp. 32-51). Hill and Wang.
- [3] Bertin, J. (1999). Sémiologie graphique: Les diagrammes – Les réseaux – Les cartes. Editions de l'Ecole des Hautes Etudes en Sciences.
- [4] Brasil. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA. (2014a). Resolução nº 163, de 13 de março de 201 Dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente.
- [5] Brasil. Ministério da Saúde. (2014b). Guia alimentar para a população brasileira. Recuperado em 8 de fevereiro, 2019 de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_
- [6] alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
- [7] Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2011). Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Recuperado em 8 de fevereiro, 2019 de https://biblioteca.
- [8] ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv50063.pdf
- [9] Chile. Ministerio de Salud. (2017). Manual de Etiquetado Nutricional de Alimentos. Recuperado em 3 de janeiro, 2019 de http://www.indap.gob.cl/docs/default-source/default-document-library/manual-de-etiquetado-minsal-vf.pdf?sfvrsn=0
- [10] Durand, J. (1970). Rhétorique et image publicitaire. Communications, 15(1), pp. 70-95.
- [11] Ferreira, J. S. G., Silva, Y. da, Moraes, O. M. G de., & Tancredi, R. P. (2015). Marketing de alimentos industrializados destinados ao público infantil na perspectiva da rotulagem. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 3(2), pp. 75-84.
- [12] Giménez, A., Saldamando, L. D., Curutchet, M. R., & Ares, G. (2017). Package design and nutritional profile of foods targeted at children in supermarkets in Montevideo, Uruguay. Cadernos de saude publica, 33, e00032116.
- [13] Horn, R. E. (1998). Visual Language: Global Communication for the 21st Century. Bainbridge Island.
- [14] Hota, M., & Charry, K. (2014). The impact of visual and child-oriented packaging elements versus information on children’s purchase influence across various age groups.
- [15] International Journal of Retail & Distribution Management, 42(11/12), pp. 1069-1082.
- [16] Kotler, P., & Armstrong, G. (2018). Principles of marketing. Pearson education.
- [17] Kress, G. R., & Van Leeuwen, T. (1996). Reading images: The grammar of visual design. Psychology Press.
- [18] Lapierre, M. A., Vaala, S. E., & Linebarger, D. L. (2011). Influence of licensed spokescharacters and health cues on children's ratings of cereal taste. Archives of pediatrics & adolescent medicine, 165(3), pp. 229-234.
- [19] Letona, P., Chacon, V., Roberto, C., & Barnoya, J. (2014). Effects of licensed characters on children’s taste and snack preferences in Guatemala, a low/middle income country. International journal of obesity, 38(11), 1466.
- [20] Lidwell, W., Holden, K., & Butler, J. (2010). Universal principles of design, revised and updated: 125 ways to enhance usability, influence perception, increase appeal, make better design decisions, and teach through design. Rockport Pub.
- [21] Martins, S. C. C. S. A personificação como recurso persuasivo em campanhas de pets: um estudo da Revista Cães e Cia. Tese (Doutorado). São Paulo, Brasil: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- [22] McGale, L. S., Halford, J. C. G., Harrold, J. A., & Boyland, E. J. (2016). The influence of brand equity characters on children's food preferences and choices. The Journal of pediatrics, 177, pp. 33-38.
- [23] Moura, A. F. de, & Masquio, D. C. L. (2014). A influência da escolaridade na percepção sobre alimentos considerados saudáveis. Revista de Educação Popular, 13(1), pp. 82-94.
- [24] Organização Mundial de Saúde – OMS. (2012). A framework for implementing the set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children. Recuperado em 18 de janeiro, 2019 de https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/
- [25] 10665/80148/9789241503242_eng.pdf;jsessionid=E366DCE8E3C5DD3031AC07566E83EDA5?sequence=1
- [26] Organização Mundial de Saúde – OMS. (2010). Set of recommendations on the marketing of foods and non-alcoholic beverages to children. Recuperado em 18 de janeiro, 2019 de http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44416/9789241500210_eng.pdf;jsessionid=736F61310B5FA7144D791063B22F27D0?sequence=1
- [27] Organização Mundial de Saúde – OMS. (2017). Facts and figures on childhood obesity. Recuperado em 2 de setembro, 2018 em http://www.who.int/end-childhood-obesity/facts/en
- [28] Organização Mundial de Saúde – OMS. (2018). Obesity and overweight. Recuperado em 2 de setembro, 2018 em http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight
- [29] Pereira, C. P. de A. (2011) A cor como espelho da sociedade e da cultura: Um estudo do sistema cromático do design de embalagens de alimentos. Tese (Doutorado). São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo.
- [30] Smits, T., Vandebosch, H., Neyens, E., & Boyland, E. (2015). The persuasiveness of child-targeted endorsement strategies: A systematic review. Annals of the International Communication Association, 39(1), pp. 311-337.
- [31] Spinillo, C. G. (2008). What kind of image? A categorization for picture style in visual instructions. In Imagery and artistry: animating the mind’s eye. Selected Readings of the International Visual Literacy Association (pp. 207-212). IVLA - International Visual Literacy Association.
- [32] Stoltze, F. M., Barker, J. O., Kanter, R., Corvalán, C., Reyes, M., Taillie, L. S., & Carpentier, F. R. D. (2018). Prevalence of child-directed and general audience marketing strategies on the front of beverage packaging: the case of Chile. Public health nutrition, 21(3), pp. 454-464.
- [33] Twyman, M. (1985). Using pictorial language: A discussion of the dimensions of the problem. In Designing usable texts (pp. 245-312). Academic Press.
Como citar:
Gomes, Amanda Rutiquewiski; Spinillo, Carla Galvão; "Análise gráfica de apelos visuais em embalagens de cereais para o público infantil sob a perspectiva do design da informação", p. 162-171 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0171
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações