Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Anúncios publicitários na imprensa oitocentista: o empreendimento da revista O Mercúrio

Advertisements in the 1800's press: the enterprise of the O Mercúrio magazine

FONSECA, LETÍCIA PEDRUZZI ;

Full Paper:

"Os anúncios ganharam destaque na imprensa brasileira no final do século XIX, especialmente nas revistasilustradas que tinham espaço reservado ao conteúdo publicitário. Nesse contexto, tem-se a publicação darevista O Mercúrio (1898), que tinha na publicidade sua razão de existir e empregou esforços para divulgaro cartaz como mídia moderna e adequada para a comunicação dos novos produtos. Esse artigo objetivaapresentar as estratégias comerciais e os anúncios veiculados nesse periódico. Para a realização dapesquisa, foi utilizado o Conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiaisimpressos (Fonseca et al., 2016) e as edições da revista O Mercúrio como objeto e fonte de pesquisa.Como resultados, tem-se a constatação sobre o pioneirismo da inclusão de anúncios em meio ao conteúdoeditorial e ainda o destaque dado com a possibilidade de serem ilustrados em página inteira e impressosem duas cores. A revista tinha como ideal a produção francesa de cartazes em estilo art nouveau e seinsere no contexto de propulsão da belle époque carioca com foco nesse movimento artístico e em umacomunicação que se pretendia moderna. Além disso, suas edições inovadoras e os cartazes murais queproduziu e divulgou amplamente são um marco para a memória gráfica brasileira."

Full Paper:

"Advertisements gained attention in the Brazilian press towards the end of the 19th century, especially inillustrated magazines with a dedicated space to advertising content. With this as a backdrop, the OMercúrio (1898) magazine is published; having advertisement as its main purpose, the magazineemployed significant effort to publicize the poster as a modern and adequate means of conveying newproducts. This article aims to present the commercial strategies and advertisements published in thisperiodical. For the research, the methodological body for research in design history from printed materials(Fonseca et al., 2016) was used as well as the O Mercúrio magazine issues as an object and source ofresearch. It's concluded that the magazine was a pioneer in the inclusion of advertisements throughouteditorial content and also the attention drawn to it due to their having an exclusive page and being printedin two colors. The magazine had its ideal in the french production of art noveau-style posters and founditself published in the midst of the rise of Rio de Janeiro's belle époque, focused on this artistic movementand in a communication style that strived for modernity. Moreover, its innovative issues and the two muralposters it developed and publicized widely are a milestone in the Brazilian graphic memory."

Palavras-chave: anúncios, belle époque, revistas ilustradas, cartazes publicitários, memória gráfica brasileira,

Palavras-chave: Advertisements, belle époque, illustrated magazines, advertising posters, Brazilian graphic memory,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-113-349989-CIDI-Teoria.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Fonseca, L. P.; Gomes, D. D.; Campos, A. P. (2016a). Conjunto Metodológico para Pesquisa
  • [2] em História do Design a partir de Materiais Impressos. Revista Brasileira de Design da
  • [3] Informação, v. 13, n. 2, p. 143-161.
  • [4] Fonseca, L. P. (2016b). Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no
  • [5] Brasil, 1895-1898. São Paulo: Blucher.
  • [6] Lima, H. (1963). História da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.
  • [7] Martins, A. L. (2008). Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de
  • [8] República (1890-1922). São Paulo: Edusp.
  • [9] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.1, junho 1898.
  • [10] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.2, 19 julho 1898.
  • [11] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.13, 1 agosto 1898.
  • [12] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.61, 29 setembro 1898.
  • [13] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.62, 30 setembro 1898.
  • [14] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.66, 5 outubro 1898.
  • [15] O Mercúrio (1898), Rio de Janeiro, n.71, 10 outubro 1898.
  • [16] Oliveira, C.; Velloso, M. P.; Lins, V. (2010). O moderno em revistas: representações do Rio de
  • [17] Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond.
  • [18] Sevcenko, N. (org.) (1998). História da vida privada no Brasil: República: da belle époque à era
  • [19] do rádio. São Paulo: Companhia das Letras.
  • [20] Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). Brasil, 20 Disponível em:
  • [21] . Acesso em: 18 jul. 20
  • [22] Süssekind, F. (1987). Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil.
  • [23] São Paulo: Companhia das Letras."
Como citar:

FONSECA, LETÍCIA PEDRUZZI ; "Anúncios publicitários na imprensa oitocentista: o empreendimento da revista O Mercúrio", p. 1500-1515 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-113-349989-CIDI-Teoria.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações