Setembro 2022 vol. 9 num. 2 - XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo - Open Access.
Aplicando Materiais Poliméricos em Sistemas de Arrefecimento de Motores.
Appling Polymeric Material in Engine Cooling System.
SPARVOLI, JOÃO ; ERBERELLI, DIEGO ; MIYAUCHI, EDISON ; HATIMINE, EVALDO ;
Artigo:
A indústria automobilística tem investido no desenvolvimento de materiais com o objetivo de redução de massa nos componentes, mantendo e melhorando a durabilidade, permitindo maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa.Os polímeros se apresentam como uma ótima alternativa e principal substituto de peças metálicas. Para os componentes voltados ao gerenciamento térmico de motores, o desafio da substituição de peças metálicas está na necessidade de alta performance dos materiais poliméricos, devido aos requisitos de altas pressões e temperaturas, resistência aos fluidos de arrefecimento e resíduo externos de óleo, além da complexidade do design.Esse estudo tem como finalidade fazer uma análise comparativa de redução de peso e complexidade produtiva para um sistema de arrefecimento utilizando materiais plásticos para substituir componentes metálicos, resultando em um processo de fabricação mais simples, mais leve e de menor custo com atendimento aos requisitos de performance exigidos. Serão utilizadas técnicas de simulação numéricas de CFD e FEA e testes de validação dos componentes e do sistema em bancada e veículos.
Artigo:
The automotive industry has invested in material development with the objective in components mass reduction, keeping or improving the durability, allowing more energy efficiency and less greenhouse gas emissions. The polymers presented a great alternative and a main substitute of metallic parts. To the engine cooling thermal managements components, the challenge to change the metallic parts is the high performance requirements of polymeric material, due to the requirements of high pressures and temperatures, resistance to cooling fluids and external oil residue, in addition to the complexity of the design. This study aims to make a comparative analysis of weight reduction and productive complexity for a cooling system using plastic materials to replace metal components, resulting in a simpler, lighter and cheaper manufacturing process meeting the required performance requirements. Numerical simulation techniques of CFD and FEA and validation tests of components and system in bench and vehicles will be used.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2022-PAP45
Referências bibliográficas
- [1] ATSUMI, Masakazu; URUSHIHARA, Masaru,
- [2] “Development of intercooler plastic tank material instead os
- [3] Aluminium die-cast,” SAE Tech. Pap., 201
- [4] [2] C. Cuevas, D. Makaire, and P. Ngendakumana,
- [5] “Thermo-hydraulic characterization of an automotive
- [6] intercooler for a low pressure EGR application,” Appl.
- [7] Therm. Eng., vol. 31, no. 14–15, pp. 2474–2484, 2011.
- [8] [3] SCHUTT, Bruno Eduardo Pereira “Novas
- [9] aplicações de peças plásticas em substituição às peças
- [10] metálicas na indústria automotiva,” [monografia] Centro
- [11] Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, 2014
- [12] [4] FERREIRA, Rodrigo Ortins “Optimização de
- [13] peças de plástico obtidas por injecção,” [dissertação]
- [14] Universidade Técnica de Lisboa, 2016.
Como citar:
SPARVOLI, JOÃO; ERBERELLI, DIEGO; MIYAUCHI, EDISON; HATIMINE, EVALDO; "Aplicando Materiais Poliméricos em Sistemas de Arrefecimento de Motores.", p. 226-231 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2022-PAP45
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações