Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação da metodologia AV/EV ao design: um estudo de caso da empresa de calçados Isabela Sales

Application of AV / EV methodology to design: a case study of shoes company Isabela Sales

COHEN, Lauro Arthur Farias Paiva ; OLIVEIRA, Joseana da Silva ; GEMAQUE, Amanda Madalena da Silva ;

Artigo:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as etapas do processo produtivo da empresa autoral do ramo de calçados “Isabela Sales Designer”, visando contribuir com seu funcionamento eficaz por meio da aplicação da Metodologia Análise de Valor - AV/EV. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas durante visitas ao atelier da empresa entre agosto e dezembro de 2017. Em seguida, aplicou-se o Plano de Trabalho de AV/EV proposto por Pereira Filho (1994), seguido da formulação de uma matriz SWOT. Os resultados indicaram a sustentabilidade e a inovação como forças do negócio, com a utilização da câmara de ar de pneus como matéria-prima de baixo custo e design diferenciado nos principais produtos. Contudo, como fraqueza, destacou-se a baixa capacidade produtiva. É recomendável o investimento em novas parcerias visando o aumento da produção, além de ações de marketing mais próximas ao públicoalvo e em espaços que compartilhem de seu conceito.

Artigo:

The objective of this research was to investigate the steps of the productive process of the Isabela Sales Designer footwear company, in order to contribute to its effective functioning through the application of the Value Analysis Methodology - AV / EV. The research was exploratory and descriptive, with a qualitative approach. Interviews were conducted during visits to the company's atelier between August and December 2017. Then, the AV / EV Work Plan proposed by Pereira Filho (1994) was applied, followed by the formulation of a SWOT matrix. The results indicate sustainability and innovation as business forces, with the use of the tire tube as a low cost raw material and differentiated design in the main products. However, as weakness, the low production capacity stands out. It is suggested to invest in new partnerships to increase production, marketing actions closer to the target audience and in spaces that share their concept.

Palavras-chave: Design, valor, sustentabilidade e inovação,

Palavras-chave: Design, value, sustainability and innovation,

DOI: 10.5151/ped2018-5.2_ACO_05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COHEN, Lauro Arthur Farias Paiva; OLIVEIRA, Joseana da Silva; GEMAQUE, Amanda Madalena da Silva; "Aplicação da metodologia AV/EV ao design: um estudo de caso da empresa de calçados Isabela Sales", p. 4460-4472 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-5.2_ACO_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações