Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de modelagem de vestuário

Application of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching of clothing modeling

Silveira, Icléia ; Weber, Patrícia Cristina Nienov Weber ;

Full Paper:

"As Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da modelagem de vestuário podem melhorar aaprendizagem desta unidade curricular estimulando o processo e a participação dos alunos. O objetivodeste artigo é identificar se os professores de modelagem do vestuário utilizam os recursos das TIC’s emsuas aulas. Utilizou-se pesquisa qualitativa e descritiva aplicada em pesquisa de campo, tendo comoamostra professores de modelagem de vestuário. Os resultados da pesquisa indicaram que o nível deconhecimentos de informática dos professores é mínimo, contudo, estes consideram que é possível incluirtais recursos em sala de aula."

Full Paper:

"Information and Communication Technologies in the teaching of clothing modeling can improve thelearning of this curricular unit by stimulating the students' process and participation. The purpose of thisarticle is to identify whether clothing modeling teachers use ICT’s resources in their classes. Qualitativeand descriptive research applied in field research was used, having as sample clothing modeling teachers.The results of the research indicated that the level of teachers' computer knowledge is minimal, howeverthey consider that it is possible to include such resources in the classroom."

Palavras-chave: TIC’s, modelagem, vestuário, ensino, aprendizagem,

Palavras-chave: ICTs, modeling, clothing, teaching, learning,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-052-355738-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Bohn, C. S. (2011). A mediação dos jogos eletrônicos como estímulo do processo de ensino-
  • [2] aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis.
  • [3] Castells, M. (2003). A sociedade em rede. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra.
  • [4] Davenport, T. H., & Prusak, L. (1998). Conhecimento Empresarial: como as organizações
  • [5] gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus.
  • [6] Kenski, V. M. (2003). Tecnologia e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus.
  • [7] Mello, A. H., & Oliveira, L.R. (2015). Uso das TIC na escola: um caso numa escola pública do
  • [8] Brasil. Revista de Estudos Investigación em Psicologia y Educación. V. Extr. (13).
  • [9] Moran, J. M. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. In C. A. Souza, & O. E.
  • [10] Morales (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens
  • [11] (pp. 15-33). Ponta Grossa: UEPG.
  • [12] Neves, C. M. C. (2009). Educar com TICs: o caminho entre a excepcionalidade e a
  • [13] invisibildiade. Boletim Técnico Senac, 35(3).
  • [14] Pacievitch, T. (2018). Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em:
  • [15] http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
  • [16] Perrenoud, P. (2000). 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
  • [17] Prensky, M. (2012). From Digital Natives to Digital Wisdom: Hopeful Essays for 21st Century
  • [18] Learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.
  • [19] Rezende, S. O. (2005). Sistemas Inteligentes - Fundamentos e Aplicações. Manole.
  • [20] Rodrigues, A. M. M. (2001). Por uma filosofia da tecnologia. In: M. P. S. Z. Grinspun (org.).
  • [21] Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez.
  • [22] Silveira, I., Rosa, L., & Lopes, D. (2017). E-Book de Modelagem de Vestuário Infantil e
  • [23] Masculino. UDESC/CEART.
  • [24] Silveira, I. (2017). Modelo de Gestão do Conhecimento: Capacitação da Modelagem de
  • [25] Vestuário. Florianópolis: UDESC.
  • [26] Simon, F. O., Veraszto, E. V., Silva, D., Barros Filho, J., & Brenelli, R. P. (2004). Uma Proposta
  • [27] de Alfabetização Tecnológica no Ensino Fundamental Usando Situações Práticas e
  • [28] Contextualizadas. Resúmenes: VI Congresso de História de las Ciencias y la Tecnología:
  • [29] ""20 Años de Historiagrafia de la Ciencia y la Tecnología en América Latina"", Sociedad
  • [30] Latinoamericana de História de las Ciencias e la Tecnología. Buenos Aires, Argentina.
  • [31] Souza, P. M. (2006). A modelagem tridimensional como implemento do processo de
  • [32] desenvolvimento do produto de moda. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) -
  • [33] Universidade Estadual Paulista.
  • [34] Pinho, J. B. (2006). Comunicação nas organizações. Viçosa: UFV.
  • [35] Tajra, S. F. (2012). Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor
  • [36] na atualidade. São Paulo: Érica.
  • [37] Veraszto, E. V. (2004). Projeto Teckids: Educação Tecnológica no Ensino Fundamental.
  • [38] Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. UNICAMP."
Como citar:

Silveira, Icléia ; Weber, Patrícia Cristina Nienov Weber; "Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de modelagem de vestuário", p. 692-706 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-052-355738-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações