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APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO HÍBRIDO DE ANÁLISE DE MODOS DE FALHA E EFEITOS NA DOCAGEM DE EMBARCAÇÕES EM DIQUES SECOS

APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO HÍBRIDO DE ANÁLISE DE MODOS DE FALHA E EFEITOS NA DOCAGEM DE EMBARCAÇÕES EM DIQUES SECOS

Kämpffe, Milton George Fonseca ; Lima, Gilson Brito Alves ; Sant’Anna, Annibal Parracho ; Santos, Isaac José Antonio Luquetti dos ; Delgado, Luiz Carlos ; Kämpffe, Leonardo George da Silva ;

Artigo Completo:

A docagem é um evento de suma importância para a vida operacional de um navio e ocorre por força de cumprimento das regras internacionais de segurança e de meio ambiente emanadas pela International Maritime Organization (IMO). Neste sentido, o objetivo deste artigo é revisitar, decorridos cerca de quatro anos, por meio de entrevistas realizadas aos especialistas responsáveis pela área de docagem, os riscos atualmente existentes em operações de docagem de navios, especificamente no mesmo dique seco estudado no ano de 2015. A abordagem metodológica consistiu na aplicação das técnicas de identificação de perigos e FMEA na obtenção de números de prioridade de risco (RPN), e na posterior classificação dos riscos identificados, com uma melhor priorização entre eles para tratamento, através do emprego do método da Composição Probabilística de Preferência (CPP). Como resultado decorrente da pesquisa realizada, observou-se que a aplicação deste método gerou valores que propiciaram uma melhor priorização para tratamento dos riscos considerados inaceitáveis, quando comparado ao calculo do RPN da FMEA clássica e uma robustez ao processo de tomada de decisões nos cenários de docagem de navios.

Artigo Completo:

A docagem é um evento de suma importância para a vida operacional de um navio e ocorre por força de cumprimento das regras internacionais de segurança e de meio ambiente emanadas pela International Maritime Organization (IMO). Neste sentido, o objetivo deste artigo é revisitar, decorridos cerca de quatro anos, por meio de entrevistas realizadas aos especialistas responsáveis pela área de docagem, os riscos atualmente existentes em operações de docagem de navios, especificamente no mesmo dique seco estudado no ano de 2015. A abordagem metodológica consistiu na aplicação das técnicas de identificação de perigos e FMEA na obtenção de números de prioridade de risco (RPN), e na posterior classificação dos riscos identificados, com uma melhor priorização entre eles para tratamento, através do emprego do método da Composição Probabilística de Preferência (CPP). Como resultado decorrente da pesquisa realizada, observou-se que a aplicação deste método gerou valores que propiciaram uma melhor priorização para tratamento dos riscos considerados inaceitáveis, quando comparado ao calculo do RPN da FMEA clássica e uma robustez ao processo de tomada de decisões nos cenários de docagem de navios.

Palavras-chave: Docagem; Risco; Confiabilidade; FMEA; CPP; Dique Seco.,

Palavras-chave: Docagem; Risco; Confiabilidade; FMEA; CPP; Dique Seco.,

DOI: 10.5151/spolm2019-049

Referências bibliográficas
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Como citar:

Kämpffe, Milton George Fonseca; Lima, Gilson Brito Alves; Sant’Anna, Annibal Parracho; Santos, Isaac José Antonio Luquetti dos; Delgado, Luiz Carlos; Kämpffe, Leonardo George da Silva; "APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO HÍBRIDO DE ANÁLISE DE MODOS DE FALHA E EFEITOS NA DOCAGEM DE EMBARCAÇÕES EM DIQUES SECOS", p. 687-702 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-049

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