Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
Artigo completo - Open Access.
APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA DA CIDADE DE FARROUPILHA - RS
APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA DA CIDADE DE FARROUPILHA - RS
Orlandin, Bruna Caroline ; Moraes, Nathalia Tessari ; Matos, Bruna Gabriele de ; Cechin, Rafaela Boeira ; Corso, Leandro Luís ;
Artigo completo:
Em um mundo onde tudo acontece tão rápido, ficar alguns minutos parado em uma fila esperando por atendimento gera intolerância por parte dos usuários. Em agências bancárias, onde a competição para obter clientes é acirrada, faz-se necessário realizar um atendimento ágil e com qualidade visando conquistar os clientes. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo que dimensione o sistema de atendimento de uma agência bancária situada na cidade de Farroupilha - RS, quanto ao seu atendimento, avaliando do ponto de vista operacional e propondo um sistema alterado. Para esta pesquisa realizou-se o levantamento dos dados e foi desenvolvido um modelo de otimização por meio de Teoria das filas. O estudo foi realizado durante o período de duas semanas e os resultados demonstram que o sistema atual da agência bancária é satisfatório, uma vez que, apresenta uma taxa de ocupação de 87%, o que justifica a fila ser observada e analisada em alguns períodos. Dessa forma, realizou-se a simulação de um cenário considerando quatro atendentes. A taxa de ocupação foi de 65%. Com quatro atendentes o sistema passaria a ser mais ágil, porém cabe ao gestor do sistema avaliar este cenário, pois com um atendente a mais a agência terá custos maiores.
Artigo completo:
Em um mundo onde tudo acontece tão rápido, ficar alguns minutos parado em uma fila esperando por atendimento gera intolerância por parte dos usuários. Em agências bancárias, onde a competição para obter clientes é acirrada, faz-se necessário realizar um atendimento ágil e com qualidade visando conquistar os clientes. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo que dimensione o sistema de atendimento de uma agência bancária situada na cidade de Farroupilha - RS, quanto ao seu atendimento, avaliando do ponto de vista operacional e propondo um sistema alterado. Para esta pesquisa realizou-se o levantamento dos dados e foi desenvolvido um modelo de otimização por meio de Teoria das filas. O estudo foi realizado durante o período de duas semanas e os resultados demonstram que o sistema atual da agência bancária é satisfatório, uma vez que, apresenta uma taxa de ocupação de 87%, o que justifica a fila ser observada e analisada em alguns períodos. Dessa forma, realizou-se a simulação de um cenário considerando quatro atendentes. A taxa de ocupação foi de 65%. Com quatro atendentes o sistema passaria a ser mais ágil, porém cabe ao gestor do sistema avaliar este cenário, pois com um atendente a mais a agência terá custos maiores.
Palavras-chave: Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional, Teoria das Filas, Agência Bancária.,
Palavras-chave: Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional, Teoria das Filas, Agência Bancária.,
DOI: 10.5151/viisimep-315850
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Como citar:
Orlandin, Bruna Caroline; Moraes, Nathalia Tessari; Matos, Bruna Gabriele de; Cechin, Rafaela Boeira; Corso, Leandro Luís; "APLICAÇÃO DE TEORIA DAS FILAS EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA DA
CIDADE DE FARROUPILHA - RS", p. 2918-2931 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-315850
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