Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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APLICAÇÃO DO MÉTODO HIBRIDO AHP-TOPSIS-2N PARA ESCOLHA DE SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ/RJ

APLICAÇÃO DO MÉTODO HIBRIDO AHP-TOPSIS-2N PARA ESCOLHA DE SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ/RJ

Caitano, Ana Lívia ; Santos, Marcos dos ; Silva, Paulo Afonso Lopes da ; Pereira, Daniel Augusto de Moura ; Costa, Igor Pinheiro de Araújo ;

Artigo completo:

O deslocamento no espaço é um pré-requisito para o atendimento das necessidades econômicas e sociais da população. A ineficiência do transporte urbano impacta principalmente as famílias de renda mais baixa. Os efeitos negativos vão bem além do desconforto e perda de qualidade de vida: quanto maior o tempo (e custos associados) de deslocamento, menos disponibilidade de tempo para educação e menor participação na força do trabalho. Para chegar à capital, o morador de Magé possui algumas alternativas de transporte (ônibus, carro particular, integração ônibus-trem, van) que possuem inúmeras variáveis tais como: tempo de viagem, acessibilidade, custo, conforto, segurança. Tornando essa escolha uma tarefa complexa. Diante disto, foi utilizado o Método AHP-TOPSIS-2N para seleção de um meio de transporte, para a chegada do cidadão mageense ao centro do Rio de Janeiro, chegando a conclusão de que o modal do tipo ferroviário seria a melhor opção para o caso estudado, tendo em vista o baixo custo reduzido e tempo de deslocamento.

Artigo completo:

O deslocamento no espaço é um pré-requisito para o atendimento das necessidades econômicas e sociais da população. A ineficiência do transporte urbano impacta principalmente as famílias de renda mais baixa. Os efeitos negativos vão bem além do desconforto e perda de qualidade de vida: quanto maior o tempo (e custos associados) de deslocamento, menos disponibilidade de tempo para educação e menor participação na força do trabalho. Para chegar à capital, o morador de Magé possui algumas alternativas de transporte (ônibus, carro particular, integração ônibus-trem, van) que possuem inúmeras variáveis tais como: tempo de viagem, acessibilidade, custo, conforto, segurança. Tornando essa escolha uma tarefa complexa. Diante disto, foi utilizado o Método AHP-TOPSIS-2N para seleção de um meio de transporte, para a chegada do cidadão mageense ao centro do Rio de Janeiro, chegando a conclusão de que o modal do tipo ferroviário seria a melhor opção para o caso estudado, tendo em vista o baixo custo reduzido e tempo de deslocamento.

Palavras-chave: Transporte público; Método Multicritério; AHP-TOPSIS-2n,

Palavras-chave: Transporte público; Método Multicritério; AHP-TOPSIS-2n,

DOI: 10.5151/viisimep-315853

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Como citar:

Caitano, Ana Lívia; Santos, Marcos dos; Silva, Paulo Afonso Lopes da; Pereira, Daniel Augusto de Moura; Costa, Igor Pinheiro de Araújo; "APLICAÇÃO DO MÉTODO HIBRIDO AHP-TOPSIS-2N PARA ESCOLHA DE SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ/RJ", p. 2961-2973 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315853

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