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Aplicativos móveis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: análise de acessibilidade de interfaces

Aplicativos móveis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: análise de acessibilidade de interfaces

VEGA, Alexandre Pereira ; ROMANO, Danielle da Silva ; FAGUNDES, Karina Novakoski ; CARDOSO, Cristina Luz ;

Artigo:

Tecnologias computacionais, em especial aquelas relacionadas a aplicativos móveis, vêm sendo utilizadas largamente para apoio aos interesses e habilidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Considerando que crianças com TEA sofrem com dificuldades de interação social, observa-se que o uso de aplicativos móveis propicia o avanço no tratamento além de ambientes clínicos, incluindo o cotidiano familiar e escolar. Esperando contribuir para o desenvolvimento de interfaces gráficas de aplicativos móveis mais acessíveis, este projeto empregou uma pesquisa bibliográfica sistematizada, possibilitando a seleção de 6 aplicativos voltados a crianças com TEA. Com base nas recomendações do Projeto GAIA - Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism, que mais se direcionam à Interface do Usuário, foi realizada uma avaliação visual das interfaces gráficas com a utilização de escala Likert. Os aplicativos apresentaram acessibilidade satisfatória relacionada ao uso adequado de cores, contrastes e combinações, à simplicidade na linguagem visual e textual, e à disponibilidade de feedback. As possibilidades de customização poderiam receber maior atenção nas próximas atualizações dos aplicativos, e poderiam ser evitados os aglomerados de ícones e informações visuais.

Artigo:

Tecnologias computacionais, em especial aquelas relacionadas a aplicativos móveis, vêm sendo utilizadas largamente para apoio aos interesses e habilidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Considerando que crianças com TEA sofrem com dificuldades de interação social, observa-se que o uso de aplicativos móveis propicia o avanço no tratamento além de ambientes clínicos, incluindo o cotidiano familiar e escolar. Esperando contribuir para o desenvolvimento de interfaces gráficas de aplicativos móveis mais acessíveis, este projeto empregou uma pesquisa bibliográfica sistematizada, possibilitando a seleção de 6 aplicativos voltados a crianças com TEA. Com base nas recomendações do Projeto GAIA - Guidelines for Accessible Interfaces for People with Autism, que mais se direcionam à Interface do Usuário, foi realizada uma avaliação visual das interfaces gráficas com a utilização de escala Likert. Os aplicativos apresentaram acessibilidade satisfatória relacionada ao uso adequado de cores, contrastes e combinações, à simplicidade na linguagem visual e textual, e à disponibilidade de feedback. As possibilidades de customização poderiam receber maior atenção nas próximas atualizações dos aplicativos, e poderiam ser evitados os aglomerados de ícones e informações visuais.

Palavras-chave: aplicativos educacionais; autismo; TEA; recomendações GAIA; interface do usuário,

Palavras-chave: aplicativos educacionais; autismo; TEA; recomendações GAIA; interface do usuário,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-53

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

VEGA, Alexandre Pereira; ROMANO, Danielle da Silva; FAGUNDES, Karina Novakoski; CARDOSO, Cristina Luz; "Aplicativos móveis para crianças com Transtorno do Espectro Autista: análise de acessibilidade de interfaces", p. 825-842 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-53

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