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Apontamentos para a continuidade do Prêmio Design MCB

Notes on the continuity of the MCB Design Award

YAMAUCHI, Meire Assami ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Artigo:

"O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira foi realizado entre 1986 e 2022, com poucas interrupções. Com o objetivo de incentivar o design e sua adoção pela indústria nacional, passou por diversas transformações e se consolidou junto à categoria profissional dos designers. Esta pesquisa levantou informações sobre sua criação e consolidação, além de analisar as principais transformações ocorridas na estrutura de categorias, visando entender os motivos e interesses subjacentes a essas alterações. Como objetivo principal, elencamos alguns apontamentos e diretrizes que poderão contribuir para o debate sobre os rumos da premiação, caso o poder público retome o projeto. O estudo tem natureza qualitativa e adota a micro-história como método de abordagem na delimitação dos recortes gerais, na identificação das peculiaridades do objeto de estudo e de sua relação com contextos históricos mais amplos, fundamentando a narrativa sobretudo na exploração de fontes primárias. Para tanto, adotaram-se como referencial teórico autores como Barros (2007) e Braga e Ferreira (2023). Além da análise de documentos e publicações produzidos pelo museu, jurados e informações veiculadas pela imprensa, recorremos também à memória de atores diretamente envolvidos na trajetória do Prêmio, adotando a história oral como abordagem e método para a realização de entrevistas e o tratamento da memória, seguindo os preceitos éticos de coleta e divulgação dos dados, tendo como referências Alberti (2013) e Neves (2003). A partir da seleção e análise de onze momentos-chave de mudança nas categorias, mapeamos algumas questões suscitadas à época, refletindo sobre as soluções apresentadas, seus desdobramentos e a percepção dos entrevistados em relação a essas transformações. As análises foram organizadas em seis eixos: os dois primeiros dedicados às reflexões sobre a abrangência e os objetivos da premiação; no terceiro e quarto, foram apresentadas questões de ordem organizacional e relacionadas à estrutura de categorias da premiação; o quinto eixo buscou refletir sobre o público-alvo e o tipo de produção abarcado; por fim, o sexto eixo traz reflexões sobre suas perspectivas futuras. De modo geral, entendemos que o ponto de partida para a discussão de perspectivas futuras será a delimitação do escopo do Prêmio Design, optando por assumir um perfil mais vinculado ao escopo temático institucional, isto é, com foco no universo da casa, ou por se posicionar como um prêmio de design mais amplo, abrangendo diversas áreas de atuação. Caso seja adotado o primeiro, caberá uma reflexão sobre quais componentes que integram a residência serão abarcados, além de definir mais claramente o entendimento e os limites do morar, definindo as fronteiras entre casa e trabalho, casa e lazer ou casa e saúde, que muitas vezes estão imbricados no espaço doméstico. Por outro lado, ao se optar por um prêmio de design abrangente, será fundamental a revisão das categorias para torná-lo mais representativo, incorporando outros segmentos ainda não contemplados, para além dos projetos de produtos. Assim, identificamos que essa é uma decisão fundamental que norteará outras escolhas e ponderações, inclusive em relação à permanência do prêmio dentro da programação do MCB."

Artigo:

"The Museu da Casa Brasileira Design Award was held between 1986 and 2022, with few interruptions. Aimed at encouraging design and its adoption by the national industry, it underwent several transformations and established itself within the professional category of designers. This research gathered information on its creation and consolidation and analyzes the main transformations that occurred in the category structure, seeking to understand the reasons and interests underlying these changes. As the main goal, we present some notes and guidelines that may contribute to the debate about the award's future, should the public authorities resume the project. The study is qualitative and adopts micro-history as a methodological approach in defining the general scope, identifying the particularities of the object of study, and its relationship with broader historical contexts, basing the narrative mainly on the exploration of primary sources. For this, authors such as Barros (2007) and Braga and Ferreira (2023) were used as theoretical references. In addition to analyzing documents and publications produced by the museum, jurors, and information reported by the press, we also turned to the memory of individuals directly involved in the history of the Award, using oral history as both approach and method for conducting interviews and handling memory, following ethical guidelines for data collection and dissemination, with references from Alberti (2013) and Neves (2003). From the selection and analysis of 11 key moments of category change, we mapped some issues raised at the time, reflecting on the solutions presented, their outcomes, and the interviewees' perceptions of these transformations. The analyses were organized into six sections: the first two dedicated to reflections on the scope and objectives of the award; in the third and fourth, organizational issues and the structure of the award categories were presented; the fifth section aimed to reflect on the target audience and the type of production encompassed; finally, the sixth section offers reflections on future perspectives. In general, we understand that the starting point for discussing future perspectives will be defining the scope of the Design Award, deciding whether to adopt a profile more aligned with the institutional thematic scope, i.e., focusing on the world of the home, or positioning itself as a broader design award covering various fields. If the first option is chosen, it will be necessary to reflect on which components of the residence will be included, in addition to more clearly defining the understanding and limits of living, outlining the boundaries between home and work, home and leisure, or home and health, which are often intertwined in the domestic space. On the other hand, if opting for a broader design award, it will be essential to revise the categories to make it more representative, incorporating other segments that are not yet covered, beyond product design. Thus, we identified that this is a fundamental decision that will guide other choices and considerations, including the award's continued inclusion in MCB’s program."

Palavras-chave: Prêmio Design MCB, Museu da Casa Brasileira, Prêmio de design, História do design,

Palavras-chave: MCB Design Award, Museu da Casa Brasileira, Design Award, Design History,

DOI: 10.5151/8spdesign-046

Referências bibliográficas
  • [1] "ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
  • [2] BARROS, José D’Assunção. Sobre a feitura da micro-história. Revista OPSIS, v. 7, n. 9, p. 167-185, 2007.
  • [3] BRAGA, Marcos da Costa; FERREIRA, Eduardo Camillo Kasparevicis. A abordagem da Micro-História e a pesquisa em História do Design no Brasil. Estudos em Design (online), Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 128-140, 202
  • [4] NEVES, Lucília de Almeida. Memória e História: Potencialidades da História Oral. ArtCultura, Uberlândia, v. 5, n. 6, p. 27-38, jan./jun. 2003."
Como citar:

YAMAUCHI, Meire Assami; BRAGA, Marcos da Costa; "Apontamentos para a continuidade do Prêmio Design MCB", p. 173-176 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-046

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