Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
APRENDIZADO COLABORATIVO EM REDES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN
Silva, Daniel Maciel Costa da ; Miranda, Carlos Eduardo ;
Artigo Completo:
As tecnologias de comunicação e informação, típicas do ciberespaço, tem contribuído para o rompimento com o espaço e o tempo específicos para a aprendizagem. Uma rede social pode ser definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais). Evidenciamos, neste cenário, as redes sociais, enquanto estruturas que dependem do engajamento dos indivíduos em processos interdependentes, determinam os diversos tipos de relacionamentos. A partir deste levantamento investigatório, identificamos a necessidade de evidenciar recursos projetuais aplicáveis nas interfaces, para conseguir que os usuários realizem o maior número possível de interações mútuas, além de levantar ações precedentes, tais como as estratégias, ferramentas e métodos específicos do design de informação, interação e de interfaces que possam motivar a colaboração entre seus usuários. Identificamos que, para tanto, será necessário compreender as teorias relativas ao aprendizado colaborativo para relacioná-las a estudos da cibercultura e do design de interações e interfaces. Concluímos que as metodologias e a lógica dedutiva do design podem contribuir na elaboração e prototipagem de serviços e interações digitais eficientes para estimular a colaboração e registrar e avaliar o aprendizado individual resultante de processos colaborativos.
Artigo Completo:
Palavras-chave: design; educação; aprendizagem colaborativa; ensino inovador.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0187
Referências bibliográficas
- [1] ALARCÓN, Luis F.; MARDONES, Daniel A. Improving the design-construction interface. In: Proceedings of the 6th Annual Meeting of the International Group for Lean Construction. 1998.
- [2] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
- [3] BONSIEPE, Gui. Do material ao digital. São Paulo: Blucher, 2015.
- [4] DE MORAES, Dijon. Metaprojeto como modelo projetual. Strategic Design Research Journal, v. 3, p. 62-68, 2010.
- [5] DILLENBOURG, Pierre; JÄRVELÄ, Sanna; FISCHER, Frank. The Evolution of Research on Computer Supported Collaborative Learning: From Design to Orchestration. In: BALACHEFF, Nicholas; LUDVIGSEN, Sten; JONG, Ton; LAZONDER, Ard; BARNES, Sally; (organizadores) Technology-Enhanced Learning: Principles and Products. Springer, 2009.
- [6] DILLENBOURG, Pierre. What do you mean by collaborative learning? Coginitive and computational approaches. Oxford: Elsevier, pp 1-19, 1999.
- [7] DIMITRACOPOULOU, Angelique. Designing Collaborative Learning Systems: Current Trends & Future Research Agenda. University of Aegan, Greece. 2005.
- [8] FERREIRA, Simone; BIANCHETTI, Lucídio. As tecnologias da informação e da comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v13, n.22, 2004.
- [9] HCM Advisory Group; SABA; A pulse on social learning. 2013.
- [10] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2013. IBGE, 2015.
- [11] JENKINS, Henry. Fans, Bloggers and Gamers. NYU Press, 2006.
- [12] JOHNSTON, David W; JOHNSTON, Roger T. Making cooperative learning work. Ohio State University, College of Education. 1999.
- [13] LEVY, Pierre; A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 217p.
- [14] POLAINE, Andy; LOVLIE, Lavrans; REASON, Ben. Service design: from insight to implementation. New York: Rosenfeld Media, 2013. 202p.
- [15] PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da interação humano-computador. São Paulo: Bookman Editora, 2013.
- [16] PRIMO, Alex. Interação Mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: 2a Edição, Sulina, 2008. (Coleção: Cibercultura) 240p.
- [17] RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2010. (Coleção Cibercultura) 191p.
- [18] SOUZA Renato Rocha. Aprendizagem Colaborativa em Comunidades Virtuais. Florianópolis, 2000 106f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2000.
- [19] SOUZA, Renato R. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais. Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
- [20] STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. This is service design thinking. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 373p.
- [21] TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório online de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
- [22] TORRES, Tércia Zavaglia, AMARAL, Sérgio Ferreira do. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Campinas, 2011.
- [23] WEISSBERG, Jean-Louis. Paradoxos da Teleinformática. In: PARENTE, André (organizador) Tramas da Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004. 303p.
Como citar:
Silva, Daniel Maciel Costa da; Miranda, Carlos Eduardo; "APRENDIZADO COLABORATIVO EM REDES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN", p. 2190-2199 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0187
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações