Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Short Paper - Open Access.
Aprendizado e engajamento social no ESDI / ReLab
Learning and social engagement of ESDI’s ReLab
Teixeira, Valentina Kurkdjian ; Scalabrin, Marina Araujo ; Barros, Helena de ;
Short Paper:
"Este artigo apresenta o acolhimento proporcionado aos estudantes ingressantes na Escola Superior deDesenho Industrial da UERJ por um laboratório remoto como alternativa complementar para oaprendizado e engajamento durante o isolamento. Esta análise foi feita através da observação dosurgimento e funcionamento do ESDI ReLab: Laboratório Remoto de ensino-aprendizagem do Design,fruto da necessidade de pensar como o ambiente digital pode proporcionar aos alunos em contextoremoto uma experiência motivadora e estimulante como alternativa viável diante da impossibilidade docontato presencial na pandemia. Dá-se destaque ao aprofundamento da pesquisa e ao aprendizado doDesign que esses estudantes tiveram através de um processo totalmente colaborativo."
Short Paper:
"This article presents the provided welcoming to the first-year students at ESDI, Design School of Rio deJaneiro State University, by a remote laboratory as an additional alternative for the engagement andlearning during the lockdown.This analysis was made by observing the arising and functioning of the ESDIReLab: Remote Teaching-Learning Laboratory of Design, created from the need to think about how thedigital environment can provide a motivating and stimulating experience that would be a viable alternativeagainst the impossibility of face-to-face contact. This article highlights the deepening of Design researchand learning that these students had through a fully collaborative process."
Palavras-chave: design de comunicação, ensino-aprendizagem, tecnologias digitais de informação e comunicação,
Palavras-chave: communication design, teaching-learning, digital technologies information and communication,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-140-355247-CONGIC-Educacao.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Carvalho, Ricardo Artur; Gonçalves, Eduardo; Inocencio, Rafael; Loureiro, Felipe; Machado,
- [2] Lucas; Moreira, Aghata; Pessoa, Maria Eduarda. [depoimentos]. WhatsApp: [mensagens
- [3] pessoais] Depoimentos concedidos às autoras via WhatsApp. Rio de Janeiro, 11-13 mai.
- [4] 2021.
- [5] Couto, Rita., et al. (Org.). (2014). Design em Situações de Ensino-Aprendizagem: 20 anos de
- [6] pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. 1ed. Rio de Janeiro: Rio
- [7] Book’s, 2014, v. 1, p. 20-76.
- [8] V. K. Teixeira, M. A. Scalabrin, & H. Barros | Aprendizado e engajamento social no ESDI / ReLab 1767
- [9] Martins, Bianca. (2018). Discursos orientadores do uso do Design em práticas educativas.
- [10] Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 3 | n. 1,
- [11] 2018.
- [12] Necyk, Barbara Jane. (2013). Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e
- [13] comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. Tese de Doutorado. Rio de
- [14] Janeiro, Programa de Pós-graduação em Design, Departamento de Artes & Design, PUC-
- [15] RJ, 2013.
- [16] Freire, Paulo. (2011). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
- [17] Walsh, Catherine. (2017). Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir
- [18] e (re)vivir. Série Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017."
Como citar:
Teixeira, Valentina Kurkdjian; Scalabrin, Marina Araujo; Barros, Helena de ; "Aprendizado e engajamento social no ESDI / ReLab", p. 1765-1772 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-140-355247-CONGIC-Educacao.pdf
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações