ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ARQUITETURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DOS ASPECTOS DE CONFORTO TÉRMICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOJA MAÇÔNICA EM ARAPIRACA-AL

ARQUITETURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DOS ASPECTOS DE CONFORTO TÉRMICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOJA MAÇÔNICA EM ARAPIRACA-AL

NASCIMENTO, Juliana Carla do ; GOMES, Anderson Felipe Oliveira ; TORRES, Simone Carnaúba ;

ARTIGO COMPLETO:

O trabalho questiona o grau de aplicação dos princípios bioclimáticos e tem como objetivo geral avaliar o desempenho térmico em salas de aula da Escola municipal Loja Maçônica, na cidade de Arapiraca -Al. Os procedimentos metodológicos adotados foram desde o monitoramento higrotérmico das salas de aula, até análise das envoltórias e avaliação das condições de conforto. A partir da análise foi notado na sala 1 diferença térmica acima de 3ºC em relação às demais salas monitoradas, que apresentaram valores elevados de temperatura. No estudo foi possível constatar o potencial para o uso de estratégias que podem ser adequadas a edificação.

ARTIGO COMPLETO:

The work questions the degree of application of bioclimatic principles and its general objective is to evaluate thermal performance in classrooms at the Loja Masônica municipal school, in the city of Arapiraca -Al. The methodological procedures adopted ranged from hygrothermal monitoring of classrooms, to analysis of the envelopes and assessment of comfort conditions. From the analysis, a thermal difference of more than 3ºC was noted in room 1 in relation to the other monitored rooms, which presented high temperature values. In the study, it was possible to verify the potential for the use of strategies that may be suitable for the building.

Palavras-chave: princípios bioclimáticos; desempenho térmico; estratégias,

Palavras-chave: bioclimatic principles; thermal performance; strategies,

DOI: 10.5151/eneac2024-831408

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-15220-3: Desempenho térmico de edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-15575: Edificações habitacionais: Desempenho, Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
  • [3] BITTENCOURT, Leonardo; CÂNDIDO, Christhina Ventilação Natural em Edificações. PROCEL EDIFICA - Eficiência Energética Em Edificações. Rio de Janeiro: PROCEL EDIFICA, 2010.
  • [4] BITTENCOURT, Leonardo Salazar. Estudo do desempenho do peitoril ventilado para aumentar a ventilação natural em escolas de Maceió/AL. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 59-69, jul./set. 2007.
  • [5] CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2009. 308 p. ISBN 978-85-7106-397-6.
  • [6] FNDE. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Elaboração de projetos de edificações escolares: educação infantil. Brasília: FNDE, 2017. 175 p. (Manual de orientações técnicas. v.2).
  • [7] Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Ministério da Educação. Metodologias Inovadoras (MI). Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/proinfancia/eixos-de-atuacao/mobiliario-e-equipamentos-2. Acesso em: 11 nov. 2019.
  • [8] IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Arapiraca. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama. Acesso em: 19 fev. 2021.
  • [9] LABEEE, LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. Downloads. Arquivos climáticos INMET em formato EPW. 2016. Disponível em: http://labeee.ufsc.br/downloads/arquivos-climaticos/inmet2016. Acesso em: 19 set. 2018.
  • [10] LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay. Eficiência energética na arquitetura. ELETROBRAS/PROCEL. Rio de Janeiro. 2014.
  • [11] SILVA, Mônica Ferreira. Estratégias Bioclimáticas para o Agreste de Alagoas: diretrizes projetuais para edificações em Arapiraca. 2017. 64 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca, 2017.
  • [12] TORRES, S.C. Forma e Conforto: estratégias para (re)pensar o adensamento construtivo urbano a partir dos parâmetros urbanísticos integrados à abordagem bioclimática. Tese de Doutorado- Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano. UFPE: Recife, 2017. 397f."
Como citar:

NASCIMENTO, Juliana Carla do; GOMES, Anderson Felipe Oliveira; TORRES, Simone Carnaúba; "ARQUITETURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DOS ASPECTOS DE CONFORTO TÉRMICO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOJA MAÇÔNICA EM ARAPIRACA-AL", p. 476-487 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831408

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações