Março 2024 vol. 12 num. 2 - 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Artefatos populares e precariedade: resultados da pesquisa de campo em Cuba
Popular artifacts and precariousness: results from field research in Cuba
GUERRERO, Ana Sofía López ; BRAGA, Marcos da Costa ;
Artigo:
Neste trabalho apresentamos uma parte dos resultados da pesquisa de campo realizada em Havana, Cuba, durante os meses de abril e maio de 2022 como parte das atividades de recolecção de dados para desenvolver a tese de Doutorado em andamento titulada “O design e precariedade. Entre Cuba e o Nordeste do Brasil” que tem como objeto de estudo artefatos criados pela população em situações de precariedade material e econômica no contexto do Nordeste do Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e em Cuba nos anos 1990. Os objetos procurados em Cuba seriam os que atendessem o critério de serem artefatos feitos pela própria população a partir de materiais descartados, reutilizados ou reaproveitados. Fotografias encontradas nas coleções do arquivo da Fototeca Nacional de Cuba, assim como várias publicações encontradas na Biblioteca Nacional José Martí (UBIERNA e GOMEZ, 1999; COLL, 1995), serão utilizadas como as principais fontes de estudo para interpretação, pois ao contrário do Brasil, tais artefatos não fazem parte de coleções físicas. Vários exemplos deste tipo de produção popular foram registrados em fotografias, entre eles ventiladores, brinquedos, copos plásticos, diversos utensílios domésticos, até mesmo embarcações improvisadas que foram usadas para deixar a ilha durante o êxodo de 1994; em suma, artefatos que cobriam várias necessidades diárias. Depois desta pesquisa de campo, e na análise dos dados recolhidos, decidimos trabalhar no estudo e interpretação de objetos utilitários criados com plástico, onde o processo de produção é artesanal e de pequena escala, não sendo exatamente produtos de reuso, mas de reciclagem o que os tornam diferentes dos objetos localizados no Nordeste do Brasil - confeccionados com partes de objetos que mantem rastros do que foram -, pois nos objetos de plástico a matéria prima é transformada totalmente para dar forma a um novo artefato.
Artigo:
In this paper we present part of the results of the field research conducted in Havana, Cuba, during the months of April and May 2022 as part of the data collection activities to develop the ongoing doctoral thesis entitled "Design and precariousness. Between Cuba and the Northeast of Brazil", which has as object of study artifacts created by the population in situations of material and economic precariousness in the context of the Northeast of Brazil in the 1950s and 1960s and in Cuba in the 1990s. The artifacts sought in Cuba were those that met the criteria of being artifacts made by the population itself from discarded or reused materials. Photographs found in the archive collections of Cuba's National Photographic Archive, as well as several publications found in the José Martí National Library (UBIERNA and GOMEZ, 1999; COLL, 1995), will be used as the main study sources for interpretation since, unlike in Brazil, such artifacts do not form part of physical collections. Several examples of this type of popular production were captured in photographs, among them fans, toys, plastic cups, various household utensils, even improvised boats that were used to leave the island during the exodus of 1994; in short, artifacts that covered various daily needs. After this field research, and in the analysis of the collected data, we decided to work on the study and interpretation of utilitarian objects created with recycled plastic, where the production process is handmade and small scale, not being exactly reuse products, but recycling ones, what makes them different from the objects located in the Northeast of Brazil - made with parts of objects that keep traces of what they were -, because in the plastic objects the raw material is totally transformed to give form to a new artifact.
Palavras-chave: Cuba; cultura material; produção popular,
Palavras-chave: Cuba; material culture; popular production,
DOI: 10.5151/6spdesign-006
Referências bibliográficas
- [1] UBIERNA, J. A.; GOMEZ, M. 1999. 100% Cubano. Bilbao: Asociación Euskadi-Cuba.
- [2] COLL, P. 1995. El tempo detenido La Habana. Barcelona: Lunwerg Editores, S.A.
Como citar:
GUERRERO, Ana Sofía López; BRAGA, Marcos da Costa; "Artefatos populares e precariedade: resultados da pesquisa de campo em Cuba", p. 11-12 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/6spdesign-006
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