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As contribuições aos aspectos cognitivos em diferentes abordagens teóricas

Arantes, Lídia Silveira ; Araújo, Talita Jéssica do Nascimento de ; Rohenkohl, Júlio Eduardo ; Viegas, Thales de Oliveira Costa ;

Artigo:

A noção de indivíduo, tal como seus aspectos ligados à cognição eaprendizagem, se diferencia na medida em que se altera a perspectiva teóricaadotada para analisar esse tema. Nesse contexto, o presente trabalho pretendeabordar diferentes prismas acerca da cognição dos indivíduos, os quais estãoassociados a abordagens teóricas distintas. Destaforma, o objetivo geral é o de resgatar abordagens teóricas que inserema noção de indivíduo que altera, paulatinamente, sua forma de agir e decidir,mediante o aprendizado institucionalizado. Além disso, confronta a concepção deindivíduo com perfil de decisão único e repetido. Essa última concepção doindivíduo é apriorística e objetiva adequar o indivíduo ao marco epistemológicoda precisão científica. Neste sentido, para uma construção mais afeita aprocessos de mudança são aportadas contribuições de três diferentes abordagens,com a indicação do grau de ruptura “incremental”, representada pela proposiçãode utilidade de Lancaster e pela abordagem evolucionária neoschumpeteriana deNelson e Winter, e a “radical”, identificada com o institucionalismo originalde Veblen. Enveredando pela troca interdisciplinar subjacente aos trabalhos deVeblen, aportam-se contribuições de Richard Scott, e a noção de identidades deJames March para uma melhor caracterização de sujeito cognoscenteinstitucionalizado. Constata-se que a concepção radical é complementar àincremental evolucionária neoschumpeteriana na medida em que processos deaprendizagem tecnológico em organizações convergem para propensões a agirbaseadas em identidades.

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Palavras-chave: cognição, indivíduos, institucionalismo,

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DOI: 10.5151/enei2018-87

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Como citar:

Arantes, Lídia Silveira; Araújo, Talita Jéssica do Nascimento de; Rohenkohl, Júlio Eduardo; Viegas, Thales de Oliveira Costa; "As contribuições aos aspectos cognitivos em diferentes abordagens teóricas", p. 1586-1600 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/enei2018-87

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