Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
Artigo completo - Open Access.
AS DIRETRIZES PARA DESENVOLVIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
AS DIRETRIZES PARA DESENVOLVIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO
Magalhães, Francisco Tadeu de Almeida ; Vieira Neto, Julio ;
Artigo completo:
Objetiva-se nesta pesquisa, identificar os fatores envolvidos com a gestão da manutenção predial em instituições públicas com foco nas instituições de ensino, a partir de um controle efetivo do processo da manutenção desde sua solicitação pelo serviço, até sua conclusão satisfatória, pelos procedimentos adotados, a iniciar pela solicitação do serviço, passos adotados para preparo da execução, disponibilidades para a execução e a própria execução. Pretende-se verificar diretrizes que possam ser aplicadas à forma como se presta esse serviço, no sentido melhorar o acompanhamento, tanto quanto melhorar as relações internas entre o prestador do serviço da manutenção e solicitante. Verificando a literatura disponível sobre gestão da manutenção predial, procurou-se dar foco na influência do acompanhamento do processo na qualidade da prestação do serviço e na relação entre os setores envolvidos, com ênfase nos solicitantes e nos prestadores do serviço. Assim percebe-se a necessidade de adoção de diretrizes que orientem esse processo, levando às melhorias citadas.
Artigo completo:
Objetiva-se nesta pesquisa, identificar os fatores envolvidos com a gestão da manutenção predial em instituições públicas com foco nas instituições de ensino, a partir de um controle efetivo do processo da manutenção desde sua solicitação pelo serviço, até sua conclusão satisfatória, pelos procedimentos adotados, a iniciar pela solicitação do serviço, passos adotados para preparo da execução, disponibilidades para a execução e a própria execução. Pretende-se verificar diretrizes que possam ser aplicadas à forma como se presta esse serviço, no sentido melhorar o acompanhamento, tanto quanto melhorar as relações internas entre o prestador do serviço da manutenção e solicitante. Verificando a literatura disponível sobre gestão da manutenção predial, procurou-se dar foco na influência do acompanhamento do processo na qualidade da prestação do serviço e na relação entre os setores envolvidos, com ênfase nos solicitantes e nos prestadores do serviço. Assim percebe-se a necessidade de adoção de diretrizes que orientem esse processo, levando às melhorias citadas.
Palavras-chave: Manutenção predial; Gestão de manutenção predial; Gestão da manutenção.,
Palavras-chave: Manutenção predial; Gestão de manutenção predial; Gestão da manutenção.,
DOI: 10.5151/viisimep-315618
Referências bibliográficas
- [1] ASSUNÇÃO, Alynson Bruno Martins. Proposta de diretrizes para aumento da satisfação no
- [2] trabalho e comprometimento organizacional: Contribuição de práticas de responsabilidade
- [3] social e empresarial. Dissertação de Mestrado Sistema de Gestão, LATEC - Universidade
- [4] Federal Fluminense. Rio de Janeiro. 2018
- [5] ATKIN, Brian; BILDSTEN, Louise. A future for facility management Department of
- [6] Building and Environmental Technology.. Division of Construction Management, Lund
- [7] University, Lund, Sweden, Process, Management. 2017 ISSN: 1471-4175
- [8] AZIZ, Nor Diana; NAWAWI, Abdul Hadi; ARIFF, Nor Rima Muhamad. Building
- [9] information modelling (BIM) in facilities management: opportunities to be considered by
- [10] facility managers. Procedia-Social and Behavioral Sciences - Elsevier, v. 234, p. 353-362,
- [11] 2016.
- [12] CALDAS, Sergio Leal. Intangíveis – O Lado oculto da gestão empresarial. 1. ed. – Rio de
- [13] Janeiro: Digitaliza. 2014. 184 p. ISBN 978-85-66959-02-4
- [14] CARLINO, A. E. Melhorias dos Processos de Manutenção em Prédios Públicos. Dissertação
- [15] de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2012
- [16] CARREIRA, Maria Lidia Brito da Silva. Ferramentas do gerenciamento de facilidades
- [17] aplicadas à gestão da manutenção predial. Gestão e gerenciamento, [S.l.], v. 9, n. 9, p. 22-31,
- [18] set. 2019. ISSN 2447-1291. Disponível em:
- [19] https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/329. Acesso em: 15/11/2019
- [20] CONTE, Francesco; Proposta de um modelo de gestão da manutenção com qualidade total
- [21] para escolas de nível superior - estudo de caso do CEFET/RJ. Dissertação apresentada ao
- [22] Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão. LATEC – Universidade Federal Fluminense.
- [23] 2016
- [24] DOST, Mir; BADIR, Yuorsre F.; ALI Zeeshan; TARIQ Aeel. The impact of intellectual
- [25] capital on innovation generation and adoption. Journal of Intellectual Capital. 2016.
- [26] ISSN: 1469-1930
- [27] FRANGOPOL, Dan M.; SAYDAM, Duygu; KIM, Sunyong. Maintenance, management, lifecycle design and performance of structures and infrastructures: a brief review. Journal
- [28] Structure and infrastructure engineering, v. 8, n. 1, p. 1-25. 2012. Disponível em:
- [29] https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15732479.2011.628962. Acessado em:
- [30] 15/09/2019
- [31] GOMIDE, Tito Lívio Ferreira. Profissionalismo na Construção Civil em tempos de
- [32] Certificação do Desempenho Edilício. Instituto de Engenharia – SP 2015, disponível em
- [33] https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2015/01/06/profissionalismo-na-construcaocivil-em-tempos-de-certificacao-do-desempenho-edilicio/. Acessado em: 20/07/2019
- [34] GOUVÊA, Maria Aparecida; PINTO, Ricardo Lopes; OLIVEIRA, Braulio. Avaliação da
- [35] qualidade de serviços terceirizados de intervenção em mobiliário e no layout em
- [36] uma organização pública. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria,
- [37] v.8, n. 1, p. 103-124. 2015. Disponível em:
- [38] https://www.redalyc.org/pdf/2734/273441378007.pdf. Acessado em: 22/072019
- [39] MILAN, Gabriel Sperandio; RIBEIRO, José Luis Duarte. A influência do departamento de
- [40] pós-vendas na retenção de clientes: um estudo qualitativo em uma empresa de medicina de
- [41] 10
- [42] grupo. Gest. Prod., São Carlos , v. 10, n. 2, p. 197-216, Aug. 2003 . Disponível em:
- [43]
- [44] 530X2003000200006&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 20/07/2019
- [45] MORAIS, Gabriela Alves Tenório de; JÚNIOR, Alberto Casado Lordsleem. Building
- [46] maintenance management activities in a public institution. Engineering, Construction and
- [47] Architectural Management, v. 26, n. 1, p. 85-103. 2019.
- [48] OLAREWAJU, A. Abdul Lateef. Quantitative analysis of defects in university buildings: user
- [49] perspective Built Environment Project and Asset Management. 2012. Disponível em:
- [50] www.emeraldinsight.com/2044-124X.htm. Acessado em: 28/09/2019
- [51] RAMOS, Lucas Adriano Dias. Vitrine de Insatisfação: Um olhar para o pós-vendas das
- [52] relações comerciais de eletrônicos em plataformas digitais. Revista Estudos e Pesquisas em
- [53] Administração – ISSN 2594-7559. Universidade Federal de Mato Grosso. Campus
- [54] Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil. Curso de Administração 2019
- [55] SOH, Khai Ying; CHUA, Shirley Jin Lin; ALI, Azlan Shah; AU-YOUNG, Cheong Peng;
- [56] LIAS, Anuar. Relationship between building maintenance sourcing strategy selection factors
- [57] and performance. Journal Facilities Management. 2019
- [58] VALLE, Lourenço Tostes. Avaliação de sistema de gerenciamento de projetos em
- [59] instituição federal de ensino superior. Dissertação de Mestrado em Sistema de Gestão,
- [60] LATEC – Universidade Federal Fluminense. 2019
- [61] ZAWAWI, E.M.A.; KAMARUZZAMANB, S.N.; ITHNIN Z.; ZULKARNAIN, S.H.. A
- [62] Conceptual framework for describing CSF of building maintenance management. ELSEVIER
- [63] - Procedia Engineering. Volume 20, 2011, Pages 110-117. 2011
- [64] ZGHID, Afef Benyoussef Zghidi. ZAIEM, Imed. Service orientation as a strategic marketing
- [65] tool: the moderating effect of business sector, Competitiveness Review 27, pp. 40-61, 2017
Como citar:
Magalhães, Francisco Tadeu de Almeida; Vieira Neto, Julio; "AS DIRETRIZES PARA DESENVOLVIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE
MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO", p. 1171-1181 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-315618
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações