Março 2014 vol. 1 num. 2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde
Resumo - Open Access.
As Necessidades Espirituais e Religiosas nos Contextos Vulneráveis das Internações Hospitalares: Reflexões Sobre a Falibilidade e a Finitude Humanas no Programa de Humanização
Freires Junior, Manoel Messias ; Casagrande, Rosana Cristina Poli ;
Resumo:
Introdução Conceber o Ser Humano como ser absoluto é dar-lhe possibilidades de pleno desenvolvimento e equilíbrio vital. um desenvolvimento voltado à sua saúde integral e harmonia existencial, de modo que toda pessoa “adoentada” deve ser cuidada holisticamente, tendo em vista a magnitude de sua existência. Nessa conjuntura, o espaço hospitalar é um ambiente de dinâmica interatividade multidisciplinar das ciências naturais, humanas e teológicas, objetivando o atendimento de todas as necessidades básicas humanas e a cura. Diante dessa realidade inexorável à existência humana, a Capelania Hospitalar orienta a comunicação da necessidade de haver uma relação íntima desta pessoa com Deus, não condicionando o Ser Humano, mas libertando-o de angústias que o vinculam ao seu sofrimento. Objetivo Descrever e implementar as ações da Capelania Hospitalar, Assistência Espiritual e Religiosa, no complexo espaço da Saúde, fundamentado na ética, no resgate da dimensão holística do processo de cuidar humano. Metodologia Pesquisa Quantitativa Descritiva Participante. Resultados a despeito da laicidade da nossa sociedade, as necessidades espirituais e religiosas expressadas na conjuntura hospitalar demonstram a sua importância em situações de ampla vulnerabilidade, evidenciando a liberdade e o arbítrio da pluralidade religiosa, reconhecendo duplamente o direito à pluralidade de credos e culturas e, valorizando a Assistência Espiritual concomitante a Assistência Médica. o ser humano passou a ser visto como uma unidade indivisível. Graças a isso, o Serviço de Assistência Espiritual auferiu espaço e significância no hospital. Dentro de nossa Unidade Hospitalar já foram realizados, desde o início do 2º. Semestre de 2013, 182 atendimentos de Assistência Religiosa-Espiritual, com representantes de todas as religiões e credos, numa conjuntura plena em respeito a valores e princípios ecumênicos e universais. Conclusões a dignidade humana, enquanto baldrame de uma Assistência Hospitalar Humanizada é afiançada pela ampla consideração das necessidades da pessoa internada, convergindo essencialmente para sua dimensão espiritual, permeabilizando o encontro com sua fé, suas crenças e seus valores. Assim, a Assistência Espiritual e Religiosa pretende comunicar o amor indistinto e incondicional do Criador para com sua criação, atenuando as experiências dramáticas que o Ser Humano passa em sua história de vida, configuram-no como um ser condicionado à falibilidade e à finitude.
Resumo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10330
Referências bibliográficas
Como citar:
Freires Junior, Manoel Messias; Casagrande, Rosana Cristina Poli; "As Necessidades Espirituais e Religiosas nos Contextos Vulneráveis das Internações Hospitalares: Reflexões Sobre a Falibilidade e a Finitude Humanas no Programa de Humanização", p. 75 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10330
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações