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As ondas de mobilidade artísticas subsidiadas e suas relações com a criação e qualificação do design de moda

As ondas de mobilidade artísticas subsidiadas e suas relações com a criação e qualificação do design de moda

SALGADO, Kledir Henrique Lopes ; TARALLI, Cibele Haddad ;

Artigo:

" As modalidades de intercâmbio subsidiado de caráter estético e criativo são geralmente chamadas de residências artísticas,aqui compreendidas, como programas de mobilidade estruturados que oportunizam uma imersão para o aprimoramento de processos de criação e qualificação profissional do usuário/residente. As residências de aprimoramento podem propiciar trocas culturais, experiência de deslocamento, reflexões sobre o ato de criar subjetividades, contato novas técnicas e tecnologias, experimentalismo, relação com o entorno e suas possíveis transformações sociais e um caminho de aprimoramento e qualificação profissional. Ao demarcar as residências artísticas como fenômeno a partir da década de 1990, Moraes (2009) ilustra o modelo contemporâneo destas, ou seja pautada na criação e na busca de uma linguagem artística do residente. Entretanto, com a revisão bibliográfica indicou que as experiências de mobilidade artísticas subsidiadas nem sempre tiveram o trabalho criativo como centro de seu propósito.Ao longo do tempo foram encontradas ondas de mobilidade que se aproximavam da formação e qualificação profissional do ensino de arte e sua relação com o mercado e a formação do artista servido como elemento de legitimação do residente no sistema artístico vigente. Estes movimentos ecoaram não somente na formação do artista, mas também estiveram presentes na moda, design, arquitetura, músicas, literatura dentre outros. Se não houveram residências artísticas exclusivas para moda no Brasil, elas serviram como modelo de mobilidade para criação e da qualificação em moda desde os primeiros registros de uma moda dita como brasileira, ou seja, diversos profissionais buscavam uma legitimação ao sistema através de uma experiência de mobilidade. Destarte, este trabalho visa apresentar a primeira, segunda e terceira onda de mobilidade artísticas subsidiadas sob a visão de autores como Hora (2006), Pevsner (2005), Lübbren (2001), Simioni, (2022) e Camargos (2022). Tais autores contribuíram para construção de narrativas evolutivas das ondas de mobilidade artísticas subsidiadas e como estes espaços contribuíram para um modalidade de aprimoramento técnico e estético de campos que tem como diretriz as artes e posteriormente modelo para qualificação do trabalho e da criação da moda. Os procedimentos metodológicos surgem de uma revisão exploratória e assistemática da literatura, com o objetivo de estruturar conceitualmente os construtos presentes neste estudo.Flick (2013) orientou um “escopo para uma revisão de literatura”, o qual serviu de subsídio para averiguação conceitual acerca das ondas de mobilidade artísticas subsidiadas e suas possíveis relações com a moda. Como resultado foram encontrados o tensionamento das relações entre artista, mercado e ensino de arte, para além dos aspectos da arte em si mesma, propondo perceber como as estruturas de formação artísticas se diferem ao longo do tempo (Pevsner, 2005) e impactam na formação de áreas onde a estética é preponderante, além das especulações da maneira que este modelo de intercâmbio de aprimoramento influenciou qualificação dos profissionais de moda, principalmente brasileiros."

Artigo:

"The modalities of subsidized exchange of an aesthetic and creative nature are generally called artistic residencies, understood here as structured mobility programs that provide an opportunity for immersion to improve the creation processes and professional qualification of the user/resident. Improvement residencies can provide cultural exchanges, travel experiences, reflections on the act of creating subjectivities, contact with new techniques and technologies, experimentalism, relationships with the environment and its possible social transformations and a path to professional improvement and qualification. By demarcating artistic residencies as a phenomenon from the 1990s onwards, Moraes (2009) illustrates their contemporary model, that is, based on the creation and search for an artistic language by the resident. However, the bibliographical review indicated that subsidized artistic mobility experiences did not always have creative work as the center of their purpose. Over time, waves of mobility were found that approached the training and professional qualification of art teaching and its relationship with the market and the artist's training served as an element of legitimization of the resident in the current artistic system. These movements echoed not only in the artist's formation, but were also present in fashion, design, architecture, music, literature, among others. If there were no exclusive artistic residencies for fashion in Brazil, they served as a model of mobility for creation and qualification in fashion since the first records of a fashion considered Brazilian, that is, several professionals sought to legitimize the system through an experience of mobility. Therefore, this work aims to present the first, second and third wave of artistic mobility under the vision of authors such as Hora (2006), Pevsner (2005), Lübbren (2001), Simioni, (2022) and Camargos (2022). These authors contributed to the construction of evolutionary narratives of the waves of subsidized artistic mobility and how these spaces contributed to a modality of technical and aesthetic improvement in fields that have the arts as a guideline and subsequently a model for the qualification of work and the creation of fashion. The methodological procedures arise from an exploratory and unsystematic review of the literature, with the aim of conceptually structuring the constructs present in this study. Flick (2013) guided a “scope for a literature review”, which served as a subsidy for conceptual investigation about the waves of subsidized artistic mobility and their possible relationships with fashion. As a result, tension in the relationships between artist, market and art education was found, beyond the aspects of art itself, proposing to understand how artistic training structures differ over time (Pevsner, 2005) and impact on training of areas where aesthetics is preponderant, in addition to speculations on the way in which this improvement exchange model influenced the qualifications of fashion professionals, mainly Brazilians."

Palavras-chave: qualificação em moda, mobilidade, residência artística e design de moda. ",

Palavras-chave: qualification in fashion, mobility, artistic residency and fashion design,

DOI: 10.5151/8spdesign-036

Referências bibliográficas
  • [1] "HORA, D. Residências artísticas: as múltiplas direções dos trânsitos contemporâneos. In: Caderno Videobrasil, Associação Cultural Videobrasil, vol. 2, n. 2 , 2006, p. 54-77.
  • [2] LÜBBREN, Nina. Rural artists’ colonies in Europe, 1870-1910. Manchester University Press, 2001.
  • [3] MORAES, M. J. S. de. Residências artísticas: ambientes de formação, criação e difusão. 2009. Tese (Doutorado) -
  • [4] Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Paulo.
  • [5] PEVSNER, Nikolaus. Academias de Arte: passado e presente. São. Paulo: Editora Schwarcz, 200
  • [6] SIMIONI. Ana Paula Cavalcanti e. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira / Publicação:
  • [7] São Paulo : Edusp, 2022."
Como citar:

SALGADO, Kledir Henrique Lopes; TARALLI, Cibele Haddad; "As ondas de mobilidade artísticas subsidiadas e suas relações com a criação e qualificação do design de moda ", p. 133-136 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-036

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