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As origens da Iluminação Arquitetônica Brasileira

The origins of Brazilian Architectural Lighting

CARVALHO, Ana Paula Coelho de ; BERTOLDI, Cristiane Aun ;

Article:

O presente trabalho faz parte da pesquisa de doutorado sobre o design brasileiro de iluminação e o processo criativo na obra de Livio Levi, Esther Stiller e Fernando Prado, três expoentes desse campo. Este estudo aborda a análise de projetos de arquitetura e de iluminação de autoria do arquiteto Lívio Edmondo Levi, abarcando o período entre as décadas de 1960 e 1970, e tem como objetivo a organização e a catalogação de sua produção. Este conjunto será representado por obras relevantes da arquitetura brasileira, como o Palácio de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, Palácio do Itamaraty, em Brasília e Jóquei Clube do Rio de Janeiro, por exemplo. Dentro de uma pesquisa qualitativa, são considerados aspectos possíveis de análise por meio do conteúdo existente nas pranchas, como a representação gráfica expressa nos desenhos técnicos, uma vez que o autor não está mais presente para esclarecimentos sobre o conteúdo. Partindo-se de uma organização cronológica, o método adota uma verificação do conjunto dos projetos analisados, a fim de identificar características quanto à representação e apresentação dos elementos existentes. Para tal, foram considerados os seguintes indicadores: código, título do projeto, formato da prancha, quantidade de pranchas, data, conteúdo e escalas, materialidade do produto (material da folha e técnica de desenho). Após esse primeiro momento, é feito um levantamento das informações técnicas existentes nos respectivos projetos, com a verificação das especificações adotadas no campo da iluminação, como: materiais empregados, fornecedores e dimensões, por exemplo. A fim de contextualizar o período e a relação com seu autor, a análise será complementada por outras espécies de documentos pessoais, como: certificados, cartas e bloco de anotações do autor, de acordo com o período que se deram em concomitância aos projetos analisados. Procura-se que o método possa colaborar para identificar padrões no processo criativo dos demais profissionais, que são objetos da pesquisa maior, ou ainda estabelecer critérios avaliativos de análise no percurso de suas obras. Diante do estado de conservação do material, o cuidado com o manuseio e tratamento específico para as peças é um desafio para essa pesquisa, bem como o fato do autor e alguns de seus pares não estarem mais presentes. Contudo, o ineditismo do material vai ao encontro de uma pesquisa que pretende identificar o processo criativo dentro da trajetória do campo da iluminação.

Article:

This work is part of doctoral research into Brazilian lighting design and the creative process in the work of Livio Levi, Esther Stiller and Fernando Prado, three exponents of this field. This study deals with the analysis of architectural and lighting projects by the architect Livio Edmondo Levi, covering the period between the 1960s and 1970s, and aims to organize and catalogue his production. This set will be represented by important works of Brazilian architecture, such as the Anhembi Convention Palace in the city of São Paulo, the Itamaraty Palace in Brasilia, and the Jockey Club in Rio de Janeiro, for example. As part of a qualitative study, possible aspects of analysis are considered through the content on the boards, such as the graphic representation expressed in the technical drawings, since the author is no longer present to clarify the content. Starting from a chronological organization, the method adopts a check of all the projects analysed, in order to identify characteristics in terms of the representation and presentation of the existing elements. To this end, the following indicators were considered: code, project title, board format, number of boards, date, content and scales, product materiality (sheet material and drawing technique). After this first step, a survey of the technical information in the respective projects is carried out, checking the specifications adopted in the field of lighting, such as: materials used, suppliers and dimensions, for example. In order to contextualize the period and the relationship with its author, the analysis will be complemented by other types of personal documents, such as: certificates, letters and the author's notebook, according to the period that took place at the same time as the projects analysed. The aim is for the method to help identify patterns in the creative process of the other professionals who are the subject of the larger study, or to establish evaluative criteria for analysing the course of their work. Given the state of conservation of the material, the care taken with the handling and specific treatment of the pieces is a challenge for this research, as is the fact that the author and some of his peers are no longer present. However, the unprecedented nature of the material is in line with research that aims to identify the creative process within the field of lighting.

Palavras-chave: Iluminação, origem, projeto, pioneiro,

Palavras-chave: lighting, origin, project, pioneer,

DOI: 10.5151/7spdesign-010

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, Ana Paula Coelho de Carvalho. O Ensino Paulistano de Design: a formação das escolas pioneiras. São Paulo: Blucher, 2015.
Como citar:

CARVALHO, Ana Paula Coelho de; BERTOLDI, Cristiane Aun; "As origens da Iluminação Arquitetônica Brasileira ", p. 43-46 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7spdesign-010

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