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Aspectos de escritas informais presentes na paisagem tipográfica paulistana

Aspects of informal handwritings present in São Paulo city typographic landscape

CASTELUCCI, Giovani de M. ; FARIAS, Priscila L ;

Artigo:

"Entende-se que uma paisagem tipográfica é composta por “elementos gráficos presentes no ambiente público: os caracteres que formam palavras, datas, e outras mensagens compostas por letras e números” (Gouveia et al, 2007, p. 2). Inúmeras pesquisas já foram realizadas buscando registrar e analisar elementos tipográficos presentes em diferentes cidades do Brasil e do mundo. Segundo a categorização criada pelas pesquisadoras Anna Paula Silva Gouveia, Priscila Farias e equipe (GOUVEIA et al 2007 e 2009) e atualizada por Farias (2016 e 2017), elementos tipográficos encontrados no ambiente urbano podem ser divididos em dez categorias: tipografia arquitetônica, honorífica, memorial, de registro, artística, normativa, comercial, acidental, móvel e involuntária. Partindo dessa categorização, Fátima Finizola (2010) propôs subcategorias para os elementos tipográficos comerciais (subdivididos entre formais e informais) e acidentais (ramificados em tipografia manifesto e tipografia usual). Os elementos tipográficos comerciais informais foram ainda subdivididos, por Finizola (2010), entre letreiramentos populares e manuscritos populares. Finizola se detém, em sua pesquisa, a analisar os letreiramentos populares, que são criados por artífices especializados que trabalham profissionalmente com essa técnica, possuindo um domínio elevado sobre o desenho e pintura de letras (Finizola, 2010). Já os manuscritos populares (figura 1) são aqueles cuja produção é “mais espontânea e ingênua, geralmente produzida por pessoas comuns ou donos dos próprios estabelecimentos de maneira improvisada e sem nenhum projeto prévio” (Finizola, 2010, p. 66), enquanto a “tipografia usual” engloba registros efêmeros espontâneos e improvisados, que podem ser produzidos por qualquer pessoa (Finizola, 2010). Tendo como objetivo analisar “manuscritos populares” e elementos de “tipografia usual” presentes na cidade de São Paulo, foi realizado um estudo piloto nos bairros da Lapa e Pompeia. Os dados levantados foram organizados em uma matriz para descrição de aspectos e características observadas, como disposição, material do suporte, ferramenta, diagramação, aspectos gráficos e tipográficos, entre outros (Castelucci; Farias, no prelo). A análise dos dados levantados durante o estudo piloto permitiu, por exemplo, observar grande variedade de ferramentas, suportes e formas de hierarquizar as informações presentes nos artefatos, além de recorrências e singularidades referentes às soluções gráficas. Com relação ao conteúdo, foi possível notar avisos frequentes em diferentes estabelecimentos, como a contratação de funcionários ou o lembrete de que se tratava do dia do sorteio da loteria federal (que também é utilizado no jogo do bicho). Estão em andamento levantamentos de dados em cinco diferentes regiões da capital paulistana (norte, sul, leste, oeste e centro), e espera-se que a matriz criada no âmbito do estudo piloto seja desenvolvida e ajude a descrever e analisar os novos artefatos encontrados, ampliando o que se pode depreender sobre escritas informais presentes no ambiente urbano."

Artigo:

"It is understood that a typographic landscape is composed of “graphic elements present in the public environment: the characters that form words, dates, and other messages composed of letters and numbers” (Gouveia et al, 2007, p. 2). Numerous studies have been carried out seeking to record and analyze typographic elements present in different cities in Brazil and around the world. According to the categorization created by researchers Anna Paula Silva Gouveia, Priscila Farias and team (GOUVEIA et al 2007 and 2009) and updated by Farias (2016 and 2017), typographic elements found in the urban environment can be divided into ten categories: architectonic, honorary, memorial, registered, artistic, normative, commercial, accidental, moving and involuntary typography. Based on this categorization, Fátima Finizola (2010) proposed subcategories for commercial typography (subdivided into formal and informal) and accidental typographic (branched into manifesto typography and usual typography). Informal commercial typography were further subdivided by Finizola (2010) into popular lettering and popular manuscripts. In her research, Finizola focuses on analyzing popular lettering, which is created by specialized craftspeople who work professionally with this technique, possessing a high level of mastery over the design and painting of letters (Finizola, 2010). Popular manuscripts (figure 1) are those whose production is “more spontaneous and naive, generally produced by ordinary people or owners of their own businesses in an improvised manner and without any prior project” (Finizola, 2010, p. 66), while “usual typography” encompasses spontaneous and improvised ephemeral records, which can be produced by anyone (Finizola, 2010). Aiming to analyze “popular manuscripts” and elements of “usual typography” present in the city of São Paulo, a pilot study was conducted in the neighborhoods of Lapa and Pompeia. The data collected were organized in a matrix to describe the aspects and characteristics observed, such as layout, support material, tools, graphic and typographic aspects, among others (Castelucci; Farias, in press). The analysis of the data collected during the pilot study allowed, for example, the observation of a wide variety of tools, supports and ways of hierarchizing the information present in the artifacts, in addition to recurrences and singularities regarding the graphic solutions. Regarding the content, it was possible to note frequent notices in different establishments, such as the hiring of employees or the reminder that it was the day of the federal lottery draw (which is also used in the “jogo do bicho”, a popular game of chance in Brazil). Data collections are underway in five different regions of São Paulo city (north, south, east, west and downtown), and it is expected that the matrix created within the scope of the pilot study will be developed and help to describe and analyze the new artifacts found, expanding what can be inferred about informal writings present in the urban environment."

Palavras-chave: paisagem urbana, paisagem tipográfica, tipografia vernacular, manuscritos populares, letreiramento,

Palavras-chave: urban landscape, typographic landscape, vernacular typography, popular handwriting, lettering,

DOI: 10.5151/8spdesign-011

Referências bibliográficas
  • [1] "CASTELUCCI, Giovani de M.; FARIAS, Priscila L.. Escritas informais na cidade de São Paulo: um estudo piloto nos bairros da Lapa e Pompeia. In: Anais do P&D Design 2024 - 15º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (no prelo).
  • [2] FARIAS, Priscila L.. Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. Tese de Livre-Docência - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - USP, , São Paulo, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.16.2017.tde-10032017-161946. Acesso em: 7 setembro 2024.
  • [3] FARIAS, Priscila L.. Typographic Landscapes. Website, 2017. Disponível em: https://sites.google.com/usp.br/typescapes. Acesso em: 11 julho 2024. Acesso em: 7 setembro 2024.
  • [4] FINIZOLA, Fátima. Panorama Tipográfico dos Letreiramentos Populares: um estudo de caso na cidade do Recife. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2010.
  • [5] GOUVEIA, Anna Paula S.; PEREIRA, André Luiz T.; FARIAS, Priscila L.; BARREIROS, Gabriela G.. Paisagens Tipográficas: lendo as letras na cidade. InfoDesign, v. 4, n. 1, p. 1 – 11, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.51358/id.v4i1.28. Acesso em: 7 setembro 2024."
Como citar:

CASTELUCCI, Giovani de M.; FARIAS, Priscila L; "Aspectos de escritas informais presentes na paisagem tipográfica paulistana", p. 38-42 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-011

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