Novembro 2014 vol. 1 num. 1 - XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos
Abstract - Open Access.
Atividade Antimicrobiana de Óleos Essenciais Contra Salmonella Schwarzengrund Multirresistente
Atividade Antimicrobiana de Óleos Essenciais Contra Salmonella Schwarzengrund Multirresistente
Walker, Jaqueline Fronza ; Santos, Palloma de Souza ; Oliveira, Eleidiana Andréia Seixas de ; Queiroz, Marcelle Mota de ; Schimdt, Cleber Alberto ; Guimarães, Alaíse Gil ;
Abstract:
Os óleos essenciais são produtos extraídos de plantas e exibem importantes propriedades antimicrobianas,antitoxigênicas e antiparasitárias. A garantia da segurança de se ter alimentos com características nutricionais e organolépticas conservadas,e o fato de que os consumidores estão cada vez mais dando preferência a alimentos saudáveis e livres de conservantes sintéticos é o que tem motivado o estudo de óleos essenciais para aplicação em alimentos. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana de quatro óleos essenciais, bem como determinar qual apresentamelhor desempenho frente a cepa de Salmonella Schwarzengrund multirresistente. Os óleos essenciais de alecrim (Rosmarinus officinalis), manjericão (Ocimum basilicum), manjerona verdadeira (Origanum majorana) e manjerona silvestre (Thymus mastichina) foram obtidos comercialmente da empresa Laszlo. Inicialmente avaliou-se a atividade antimicrobiana dos óleos essenciais pelo método de difusão em agar com discos, utilizando-se dimetilsulfóxido PA (DMSO) como controle negativo.. Em seguida, foi avaliada a Concentração Inibitória Mínima (CIM) de cada óleo, utilizando-se a mesma técnica de difusão, porém com cavidades no ágar. Os ensaios, em duplicata, foram realizados em três dias independentes. Dentre os quatro óleos avaliados, o que apresentou melhor atividade antimicrobiana foi a manjerona silvestre (Thymus mastichina), com halo de inibição de 10,5 mm. A CIM é considerada a menor concentração em que ocorre inibição de crescimento bacteriano, com diâmetro de halo igual ou superior a 10mm. Pela análise da CIM, a menor concentração em que houve inibição foi de 50µL/mLpara os óleos testados. O óleo essencial de manjerona silvestre mostrou maior atividade antimicrobiana que os demais, podendo ser uma alternativa para utilização em alimentos. Porém, são necessários testes adicionais aplicando-se o óleo nos alimentos em que se deseja utilizar.
Abstract:
Palavras-chave: antimicrobiano, óleo essencial, Salmonella,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/foodsci-microal-300
Referências bibliográficas
Como citar:
Walker, Jaqueline Fronza; Santos, Palloma de Souza; Oliveira, Eleidiana Andréia Seixas de; Queiroz, Marcelle Mota de; Schimdt, Cleber Alberto; Guimarães, Alaíse Gil; "Atividade Antimicrobiana de Óleos Essenciais Contra Salmonella Schwarzengrund Multirresistente", p. 65-66 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2359-201X,
DOI 10.5151/foodsci-microal-300
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações