Janeiro 2015 vol. 1 num. 1 - V Jornada Acadêmica Internacional da Bioquímica
Resumo - Open Access.
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE PELA CAPTURA DE RADICAIS LIVRES 1,1-DIFENIL-2-PICRILHIDRAZILA PELO EXTRATO ETANÓLICO E FRAÇÕES DE FOLHAS DE Smilax sp.
Barbosa, Myriam Almeida ; Fonseca, Juliana Costa ; Silva, Izabela Caputo Assis ; Castro, Ana Hortência Fonsêca ; Lima, Luciana Alves Rodrigues dos Santos ;
Resumo:
Antioxidantes são compostos que conseguem retardar ou impedir a oxidação de alguns substratos. O conhecimento da atividade antioxidante dos vegetais é de grande importância, visto que eles têm eficácia na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico e frações obtidas de folhas de Smilax sp. As folhas de Smilax foram coletadas, secadas e trituradas. O extrato etanólico foi obtido por percolação com etanol e depois submetido à partição com hexano, diclorometano e acetato de etila, obtendo-se as frações hexânica, diclorometânica, acetoetílica e hidroetanólica. O 1,1-difenil-2-picril-hidrazila (DPPH) é um radical livre usado para avaliar a atividade antioxidante. A redução do DPPH por um antioxidante ou por espécies radicalares resultam na perda de absorbância em 517 nm. Assim, o grau de descoloração da solução de DPPH indica a eficiência de remoção de radicais pela substância adicionada. A análise foi feita a partir de concentrações de 500, 250, 100, 10 e 1 µg/mL do extrato etanólico e das frações, sendo lida a absorbância após 30 minutos em espectrofotômetro a 517 nm. Os resultados obtidos no experimento mostraram que o extrato etanólico e as frações foram capazes de capturar o radical DPPH em todas as concentrações testadas, sendo a inibição dose-dependente. Todas as amostras apresentaram inibição do DPPH maior que 90% nas concentrações de 500 e 250 µg/mL. A fração hexânica apresentou maior porcentagem de inibição com 98,44 % na concentração de 500 μL, seguida pela diclorometânica, acetoetílica, hidroetanólica e extrato etanólico.
Resumo:
Palavras-chave: Smilax, atividade antioxidante, folhas,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0068
Referências bibliográficas
Como citar:
Barbosa, Myriam Almeida; Fonseca, Juliana Costa; Silva, Izabela Caputo Assis; Castro, Ana Hortência Fonsêca; Lima, Luciana Alves Rodrigues dos Santos; "AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE PELA CAPTURA DE RADICAIS LIVRES 1,1-DIFENIL-2-PICRILHIDRAZILA PELO EXTRATO ETANÓLICO E FRAÇÕES DE FOLHAS DE Smilax sp.", p. 57-58 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2359-5043,
DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0068
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações