Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
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AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS
AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS
ANDRADE, David Alves de ; FARIAS, Marcella Araújo ; COSTA FILHO, Lourival ;
ARTIGO COMPLETO:
"Este artigo apresenta considerações sobre a qualidade atrativa percebida de espaços midiáticos de ambientes comerciais. O objetivo foi testar o efeito das características ambientais de complexidade, novidade e contraste na atratividade percebida nesse tipo de espaço. Como procedimento metodológico foi usada uma Sentença Estruturadora, um instrumento básico da Teoria das Facetas, para obter respostas avaliativas dos respondentes sobre doze (12) diferentes cenas de espaços midiáticos comerciais, interpretadas através de tabelas de frequências dos dados. Apurou-se que cenas de espaços midiáticos em ambientes típicos, com algum grau de novidade, alto contraste e máxima complexidade são percebidas como mais atrativas pelos participantes da pesquisa."
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"This article delves into the perceived attractiveness of media spaces within commercial areas. Its aim was to assess how environmental factors such as complexity, novelty and contrast influence the attractiveness of these spaces. To accomplish this, a Structuring Sentence, a fundamental tool in Facet Theory, was utilized to gather evaluative responses from participants regarding twelve (12) distinct scenes from commercial media spaces, analyzed through data frequency tables. The findings revealed that scenes depicting media spaces in typical settings, characterized by a certain level of novelty, high contrast and maximum complexity are perceived as more atractive by the research participants."
Palavras-chave: avaliação afetiva, qualidade visual percebida; atratividade; espaços midiáticos,
Palavras-chave: affective evaluation, perceived visual quality; attractiveness; media spaces,
DOI: 10.5151/eneac2024-831149
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Como citar:
ANDRADE, David Alves de; FARIAS, Marcella Araújo; COSTA FILHO, Lourival; "AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS", p. 337-348 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-831149
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