ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS

AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS

ANDRADE, David Alves de ; FARIAS, Marcella Araújo ; COSTA FILHO, Lourival ;

ARTIGO COMPLETO:

"Este artigo apresenta considerações sobre a qualidade atrativa percebida de espaços midiáticos de ambientes comerciais. O objetivo foi testar o efeito das características ambientais de complexidade, novidade e contraste na atratividade percebida nesse tipo de espaço. Como procedimento metodológico foi usada uma Sentença Estruturadora, um instrumento básico da Teoria das Facetas, para obter respostas avaliativas dos respondentes sobre doze (12) diferentes cenas de espaços midiáticos comerciais, interpretadas através de tabelas de frequências dos dados. Apurou-se que cenas de espaços midiáticos em ambientes típicos, com algum grau de novidade, alto contraste e máxima complexidade são percebidas como mais atrativas pelos participantes da pesquisa."

ARTIGO COMPLETO:

"This article delves into the perceived attractiveness of media spaces within commercial areas. Its aim was to assess how environmental factors such as complexity, novelty and contrast influence the attractiveness of these spaces. To accomplish this, a Structuring Sentence, a fundamental tool in Facet Theory, was utilized to gather evaluative responses from participants regarding twelve (12) distinct scenes from commercial media spaces, analyzed through data frequency tables. The findings revealed that scenes depicting media spaces in typical settings, characterized by a certain level of novelty, high contrast and maximum complexity are perceived as more atractive by the research participants."

Palavras-chave: avaliação afetiva, qualidade visual percebida; atratividade; espaços midiáticos,

Palavras-chave: affective evaluation, perceived visual quality; attractiveness; media spaces,

DOI: 10.5151/eneac2024-831149

Referências bibliográficas
  • [1] "BERLYNE, D. E. Ends and meanings of experimental aesthetics. Canadian Journal of
  • [2] Psychology, 26, 303-325, 197
  • [3] BILSKY, W. A Teoria das Facetas: noções básicas. Estudos de Psicologia, Natal, v.8, n.3,
  • [4] p.357-365.
  • [5] CANTER, D. The purposive evaluation of places: A facet approach. In Environments and
  • [6] Behavior, v. 15, n. 6, November 1983, p. 659-698.
  • [7] COSTA FILHO, L. L. MIDIÁPOLIS: comunicação, persuasão e sedução da paisagem urbana
  • [8] midiática. 2012. 271f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento
  • [9] Urbano Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. . O enfoque da Teoria das Facetas na avaliação de lugares. In: V ENEAC – Encontro
  • [10] Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e VI Seminário Nacional de Acessibilidade
  • [11] Integral, 2014. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: LEUI | PUC-Rio, 2014.
  • [12] . Ergonomia do Ambiente Construído e Qualidade Visual Percebida. In: Mont’Alvão,
  • [13] C.; Villarouco, V. (Orgs.) Um novo olhar para o projeto, 5: a ergonomia no ambiente
  • [14] construído. Rio de Janeiro: 2AB, 2020. p. 10-20.
  • [15] COSTA FILHO, Lourival; OLIVEIRA, Isabela Fernandes; YOKOYAMA, Sílvia Akemi; ""A
  • [16] Qualidade Percebida Em Cenas Do Comércio Varejista Do Centro De Caruaru"", p. 541-552 .
  • [17] In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário
  • [18] Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo:
  • [19] Blucher, 2016.
  • [20] GROAT, L. Meaning in post-modern architecture: An examination using the multiple sorting
  • [21] task. In Jornal of Environmental Psychology, 2, p. 3-22. 1982.
  • [22] KAPLAN, S.; KAPLAN, R. The experience of nature: A psychological perspective. New York:
  • [23] Cambridge University Press, 1989.
  • [24] LIPOVETSKY, G. & SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo
  • [25] artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
  • [26] MORGAN, T. Visual Merchandising - vitrines e interiores comerciais. São Paulo: Gustavo Gili,
  • [27] 2011.
  • [28] NASAR, J. The evaluative image of the city. London: SAGE, 1998.
  • [29] . The evaluative image of places. In WALSH, W. B.; CRAIK, K. H; PRINCE, R. H.
  • [30] 2nd ed. (Eds.), Person-environment psychology: new directions and perspectives. New
  • [31] Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 117-168.
  • [32] . The effect of sign complexity and coherence on the perceived quality of retail
  • [33] scenes. In NASAR, J. L. (Ed.), Environmental Aesthetics: Theory, research, & applications.
  • [34] New York: Cambridge University Press, 1988a. p. 300-320.
  • [35] RUSSELL, J. Affective appraisals of environments. In NASAR, Jack. (Ed.). Environmental
  • [36] aesthetics: theory, research, and application. New York: Cambridge University Press, 1988.
  • [37] WOHLWILL, J. F. Amount of stimulus exploration and preference as differential functions of
  • [38] stimulus complexity. In Perception & Psychophysics, Santa Barbara, v. 4, n. 5, p. 307-312,
  • [39] 1968."
Como citar:

ANDRADE, David Alves de; FARIAS, Marcella Araújo; COSTA FILHO, Lourival; "AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE PERCEBIDA EM ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE AMBIENTES COMERCIAIS", p. 337-348 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831149

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações