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AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA

BARROS, Bruno Xavier da Silva ;

Artigo Completo:

A circulação horizontal de um ambiente voltado para o ensino é extremamente importante, sua qualidade pode favorecer a disseminação de conteúdos, promovendo a concentração, ou dificultar a transmissão e assimilação do conhecimento, através de interrupções constantes. Nas salas de aula do curso de Design da UFPE/CAA, se observou que os alunos caminham lentamente entre carteiras, se esquivando dos cadernos e braços de estudantes que fazem anotações. No intuito de verificar a relação entre a dimensão da sala e a quantidade de carteiras disponibilizadas, lançamos mão do método MACHIA para avaliar e propor soluções antropométricas para a circulação do ambiente.

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Palavras-chave: sala de aula; circulação horizontal; MACHIA,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-3

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Como citar:

BARROS, Bruno Xavier da Silva; "AVALIAÇÃO DA CIRCULAÇÃO EM SALAS DE AULA UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O MACHIA", p. 101-111 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-3

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