Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Estudo observacional transversal descritivo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO NA MELHORA DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE POR ESTUDANTES DE MEDICINA QUE FREQUENTAM OS GRUPOS BALINT

AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO NA MELHORA DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE POR ESTUDANTES DE MEDICINA QUE FREQUENTAM OS GRUPOS BALINT

Galvão , Fernanda Mendonça ; Diniz , Paulo Sérgio Machado ; Alcântara, Marianna Lino ; Oliveira , Bruna Policena ; Junior , Weldes Francisco da Silva ;

Estudo observacional transversal descritivo:

**INTRODUÇÃO:** O Grupo Balint consiste na participação em reuniões regulares de discussão em grupo, sob a orientação de um especialista, a cerca de temas da relação médico-paciente, com o objetivo de melhorar o encontro clínico. **OBJETIVOS:** Avaliar a percepção dos alunos na melhora da relação médico(estudante)-paciente devido ao Grupo Balint. **MÉTODOS:** Estudo observacional transversal descritivo. Foi aplicado um questionário com 12 itens para os alunos de medicina, do quarto e do sexto ano, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Os questionários foram entregues coletivamente, após contato com as turmas para informações e explicações sobre a pesquisa, com a leitura do TCLE. Esse questionário teve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC GO, nº 159566130.0000.0037 em 06/11/13. **RESULTADOS:** Dos 138 alunos que participaram da pesquisa, 127 (92%) acreditam que a participação nos grupos Balint melhorou a relação médico-paciente, sendo 55% (71 alunos) do quarto ano e os demais (56) do sexto. Entretanto, 18 alunos (31,03%) do último ano do curso consideraram o número de encontros por mês insuficiente, enquanto que apenas 7,5% (6) do alunos do quarto concordaram com essa opinião. Sete estudantes não perceberam melhora na relação médico-paciente e 4 não responderam. De toda a população, 92 integrantes eram do sexo feminino e 46 do masculino. **CONCLUSÕES:** A estratégia utilizada nos Grupos Balint incrementa no atendimento do médico em relação ao paciente, dando um caráter mais humanizado ao atendimento e cuidado do último, devido ao desenvolvimento da empatia do primeiro. A presença de Grupos Balint leva o profissional a ter uma abordagem não só biológica, mas psicossocial também, gerando uma melhoria na relação médico-paciente, percebida pela maior parte dos alunos.

Estudo observacional transversal descritivo:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-17

Referências bibliográficas
  • [1] _
Como citar:

Galvão , Fernanda Mendonça; Diniz , Paulo Sérgio Machado ; Alcântara, Marianna Lino; Oliveira , Bruna Policena ; Junior , Weldes Francisco da Silva; "AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO NA MELHORA DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE POR ESTUDANTES DE MEDICINA QUE FREQUENTAM OS GRUPOS BALINT", p. 138-154 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações