Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES
Artigo Completo - Open Access.
AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO NO BRASIL: EVOLUÇÃO, CONJUNTURA E PERSPECTIVAS
Hamdan, Otávio Henrique Campos ; Resende, Raula Greice de Castro ; Souza, Ana Luísa Saraiva de ;
Artigo Completo:
Um dos principais desafios na operação dos sistemas de abastecimento de água é o combate às perdas. Embora seja um problema amplamente conhecido, diversos sistemas apresentam elevados índices de perdas na distribuição. Diante desse cenário, o presente trabalho apresenta a evolução desse índice no Brasil, assim como a atual conjuntura e as perspectivas das perdas de água nos sistemas de abastecimento do país frente às metas estabelecidas no Plansab. Para tanto, o estudo foi dividido em três etapas metodológicas, sendo elas a (i) avaliação da série histórica do índice de perdas no Brasil, (ii) avaliação do atual índice de perdas no Brasil e (iii) comparação dos atuais índices de perdas com as metas do Plansab. Foram utilizadas informações sobre o índice de macromedição, micromedição e de perdas na distribuição disponibilizadas pelo Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS), em referência a 2966 municípios brasileiros. Por meio dessas informações verificou-se que diversos municípios apresentam fragilidade das informações relativas ao índice de perdas na distribuição, devido à estimativa dos volumes produzidos e consumidos. Além disso, percebeu-se que o índice de perdas sofreu variações ao longo dos anos, chegando ao índice de 36,7% em 2015, um pouco acima da meta estabelecida pelo Plansab para 2018. Apesar disso, 440 municípios, dentre os amostrados, sequer alcançaram a meta estabelecida pelo Plansab para 2010, indicando a necessidade de investimentos continuados no setor para que os índices desejados sejam alcançados.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Sistema de abastecimento de água, Perdas, Plansab,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-096
Referências bibliográficas
- [1] ABES. Disponível em: http://www.abes-sp.org.br/arquivos/perdas.pdf. Acesso em: 18 abr. 2017.
- [2] ALEGRE, H., COELHO, S. T., ALMEIDA, M. C., VIEIRA, P. Controle de perdas de água em sistemas públicos de adução e distribuição. Portugal: LNEC, 2005. 306 p.
- [3] MINISTÉRIO DAS CIDADES. Plano Nacional de Saneamento Básico. Brasília: Ministério das Cidades, 201
- [4] ______. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos – 2015. Brasília: Ministério das Cidades, 2017. 80 p.
- [5] TARDELLI, J. Aspectos relevantes do controle de perdas em sistemas públicos de abastecimento de água. Revista DAE, São Paulo, n. 201, p. 6-20, 2016. 173 p.
- [6] TRATA BRASIL. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/perdas-de-aguadesafios-ao-avanco-do-saneamento-basico-e-a-escassez-hidrica-2. Acesso em: 09 mai. 2017.
Como citar:
Hamdan, Otávio Henrique Campos; Resende, Raula Greice de Castro; Souza, Ana Luísa Saraiva de; "AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO NO BRASIL: EVOLUÇÃO, CONJUNTURA E PERSPECTIVAS", p. 959-966 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/xveneeamb-096
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações