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AVALIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE: CAEd-UFSM

AVALIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE: CAEd-UFSM

OSÉS, Jean Clair ; DE CARLI, Taíse ; PIVOTO, Danielly da Fonseca ; POZZOBON, Oldair José ; DE PARIS, Sabine Ritter ; DORNELES, Vanessa Goulart ;

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"Este estudo objetiva avaliar a acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mostrando as deficiências do espaço construído. Foram utilizados três métodos, sendo eles: análise da documentação técnica da edificação, visita exploratória e passeio acompanhado. Os principais resultados foram relativos às inadequações em relação às normas de acessibilidade e intervenções são devidas, embora se observe aspectos positivos, como a qualificação dos servidores, por exemplo. Os desafios apontados incluem localização remota, falta de transporte público, sinalização limitada e barreiras atitudinais."

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"This study aimed to evaluate the accessibility of the Educational Actions Coordination Office (CAEd) at Federal University of Santa Maria (UFSM), highlighting the deficiencies in the built environment. Three methods were used: analysis of the building's technical documentation,exploratory visits, and accompanied tours. The main findings were related to inadequacies concerning accessibility standards, and interventions are warranted, although positive aspects such as staff qualifications were noted. The challenges identified include remote location, lack of public transportation, limited signage, and attitudinal barriers."

Palavras-chave: Acessibilidade. Design Universal. Ambiente construído,

Palavras-chave: Accessibility. Universal Design. Built Environment,

DOI: 10.5151/eneac2024-830230

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Como citar:

OSÉS, Jean Clair; DE CARLI, Taíse; PIVOTO, Danielly da Fonseca; POZZOBON, Oldair José; DE PARIS, Sabine Ritter; DORNELES, Vanessa Goulart; "AVALIAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE: CAEd-UFSM", p. 837-846 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-830230

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