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Avaliação de Emissões Reguladas EURO VI e com Previsão de Regulação Euro 7 de Misturas de Diesel Mineral com Diferentes Tipos de Renováveis

Evaluation of Regulated EURO VI and Predicted Euro 7 Emissions of Mineral Diesel Mixtures with Different Types of Renewables

MACHADO, G. B. ; GOMES, H. O. ; MOREIRA, M. F. ; TEIXEIRA, G. ; CARNEIRO, M. ; MATSUMOTO, C. ; NEVES, F. ;

Trabalho completo:

Em cenário mundial de redução de emissões e intensidade de carbono, no Brasil há tendência de aumento dos teores de biocombustíveis misturados ao óleo diesel. Desde 2023, está em vigor a fase PROCONVE P8 e a Europa já definiu os critérios do Euro 7. Continuando avaliações anteriores da adição de biodiesel éster e HVO no diesel S10, neste trabalho foram consideradas, além das emissões EURO VI (P8), as emissões de material particulado NP 10, N2O e HCHO, previstas no Euro 7. Os combustíveis totalizaram 15% v/v de renováveis (B15, B10R5 e R15), formulados com um mesmo diesel S10 nacional. Um diesel B12, comercial à época dos ensaios, foi usado como referência. As emissões de NOx, MP e NP ficaram abaixo dos limites EURO VI e não houve diferenças estatísticas entre os combustíveis, sugerindo que no motor EURO VI testado, as emissões são mais influenciadas pela tecnologia do motor e sistema de pós-tratamento, do que pelo combustível. THC, CO e NH3 ficaram bem abaixo dos limites. Quanto aos parâmetros Euro 7 avaliados, também não foram observadas diferenças estatísticas entre os combustíveis, com exceção do N2O, em que o R15 apresentou as menores emissões. Os resultados do trabalho correspondem a avaliação pontual, com conclusões relativas ao motor, tipos de testes e combustíveis usados.

Trabalho completo:

In a global scenario of reducing emissions and carbon intensity, in Brazil there is a tendency to increase the levels of biofuels mixed with mineral diesel oil. Since 2023, the P8 phase of PROCONVE has been in force in Brazil and Europe has already defined the Euro 7 criteria. Continuing previous evaluations of adding biodiesel ester and HVO to S10 diesel, in this work EURO VI (P8) emissions were measured, and, also, were assessed emissions of particulate matter PN 10, N2O and HCHO, foreseen in Euro 7. Fuels contained 15% v/v of renewables (B15, B10R5 and R15), formulated with the same national S10 diesel. A B12 diesel, commercial at the time of the tests, was used as a reference. NOx, PM and PN emissions were below the EURO VI limits and there were no statistical differences between the fuels, suggesting that in the EURO VI engine tested, emissions are more influenced by the engine and aftertreatment system technologies, than by the fuel. THC, CO and NH3 were well below the limits with all fuels. Regarding the Euro 7 parameters evaluated, no statistical differences were observed between the fuels, except for N2O, where R15 presented the lowest emissions. The results concern a specific evaluation, with conclusions regarding the engine, types of tests and quality of fuels used.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP51

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Como citar:

MACHADO, G. B.; GOMES, H. O.; MOREIRA, M. F.; TEIXEIRA, G.; CARNEIRO, M.; MATSUMOTO, C.; NEVES, F.; "Avaliação de Emissões Reguladas EURO VI e com Previsão de Regulação Euro 7 de Misturas de Diesel Mineral com Diferentes Tipos de Renováveis", p. 257-265 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP51

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