Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avaliação de interface de E-books didáticos interativos em saúde

Avaliação de interface de E-books didáticos interativos em saúde

SPINILLO, Carla Galvão ; REIS, Edilson Thialison da Silva ;

Artigo:

O e-book didático interativo parece ser considerado novo, mas a utilização de suportes eletrônicos na educação para facilitar o acesso à conteúdos de forma digital já vêm sendo estudada aos longos anos. Os elementos contidos em uma interface de um e-book didático possuem a responsabilidade de dar forma e fazer a representação do conteúdo proposto, tendo como foco o seu usuário final. Diante disso, o objetivo principal deste artigo é analisar a estrutura geral, interface gráfica, e os elementos de Design de Informação de um e-book didático interativo da área de saúde. Para isso, foi realizado uma avaliação por especialistas sobre os elementos de um e-book didático: “O que é o SUS”, produzido pela editora Fiocruz. Conclui-se que a estrutura geral do e-book, a Arquitetura de Informação (navegação e ferramenta de busca) e o Design da Informação (modos de representação) na sua maioria estão organizados de forma eficaz, exceto os elementos de personalização que possuem aspectos a serem melhorados.

Artigo:

O e-book didático interativo parece ser considerado novo, mas a utilização de suportes eletrônicos na educação para facilitar o acesso à conteúdos de forma digital já vêm sendo estudada aos longos anos. Os elementos contidos em uma interface de um e-book didático possuem a responsabilidade de dar forma e fazer a representação do conteúdo proposto, tendo como foco o seu usuário final. Diante disso, o objetivo principal deste artigo é analisar a estrutura geral, interface gráfica, e os elementos de Design de Informação de um e-book didático interativo da área de saúde. Para isso, foi realizado uma avaliação por especialistas sobre os elementos de um e-book didático: “O que é o SUS”, produzido pela editora Fiocruz. Conclui-se que a estrutura geral do e-book, a Arquitetura de Informação (navegação e ferramenta de busca) e o Design da Informação (modos de representação) na sua maioria estão organizados de forma eficaz, exceto os elementos de personalização que possuem aspectos a serem melhorados.

Palavras-chave: e-book didático interativo; interface gráfica; livro digital,

Palavras-chave: e-book didático interativo; interface gráfica; livro digital,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-50

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SPINILLO, Carla Galvão; REIS, Edilson Thialison da Silva; "Avaliação de interface de E-books didáticos interativos em saúde", p. 779-795 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações