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Avaliação do desempenho de transmissões de caminhões durante aceleração até 60 km/h pela simulação de aclives em pistas planas por um Reboque de Arrasto com freio eletromagnético

Truck transmission performance evaluation during aceleration  up to 60 km/h by uphill simulations on flat roads using a Towing Trailer with an electromagnetic brake

Rehder, Haraldo ; Rehder, Gustavo Pamplona ;

Artigo:

Testes de caminhões em estradas com um Reboque de Arrasto foram apresentados anteriormente pelos Autores abordando refrigeração (cooling), durabilidade acelerada do trem de força e consumo de combustível. Neste presente trabalho é avaliado o trem de força de um caminhão pesado 6x4 com transmissão semiautomática de 16 marchas. Mostrou-se a viabilidade de avaliação das transmissões em estradas planas durante processos de aceleração do comboio até 60 km/h, simulando-se diversos níveis de aclives pelo freio eletromagnético. Além do comportamento mecânico como trocas de marchas, curvas de aceleração do comboio mostraram o desempenho do trem de força. Medições do torque de frenagem eletromagnético realizadas por sensor com strain gauges desenvolvido pelos autores, permite a avaliação e controle desta variável. Testes de desaceleração a partir de 80 km/h em estradas planas com simulação de aclives, serão relatados posteriormente. A aplicação do Reboque para avaliações de transmissões durante o processo de aceleração e desaceleração de caminhões é, portanto, recomendada, permitindo uma boa reprodutibilidade e facilidade de realização dos testes no plano.  Avaliações do consumo e emissões podem ser futuramente realizadas por estas metodologias de simulação de aclives no plano.

Artigo:

Trucks on road tests with a Towing Trailer were already presented by the Authors concerning cooling, accelerated durability of power train and fuel consumption. Iit was evaluated in this present work,  the power train of a heavy truck 6 x 4 with a 16 gear semi-automatic transmission. It was shown the feasibility of evaluations on flat roads during acceleration of the convoy up to 60 km/h, simulating several uphill levels performed by the electromagnetic brake. In addition to the mechanical behavior of transmissions for example during gear changes, acceleration curves of the convoy showed the power train performance. Measurements of electromagnetic braking torque by strain gauges sensor, developed by the authors, allow the evaluation of this variable. Deceleration tests from 80 km/h on flat roads with uphill simulation will be reported later, in a separate paper. Application of the Towing trailer for evaluations of transmissions during the acceleration process of trucks is therefore recommended, allowing a good reproducibility and easy performance of the tests. Fuel consumption and emission measurements can be carried out in the future with uphill simulation methodologies with towing trailer.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP26

Referências bibliográficas
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Como citar:

Rehder, Haraldo; Rehder, Gustavo Pamplona; "Avaliação do desempenho de transmissões de caminhões durante aceleração até 60 km/h pela simulação de aclives em pistas planas por um Reboque de Arrasto com freio eletromagnético", p. 322-337 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP26

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