Novembro 2019 vol. 6 num. 3 - V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia
Article - Open Access.
AVALIAÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NA GRADUAÇÃO POR METODOLOGIAS DE PAÍSES DE ALTO ÍNDICE EDUCACIONAL
EVALUATION OF TEACHERS’ PEDAGOGICAL PROFILE IN UNDERGRADUATION SCHOOLS BY METHODOLOGIES OF COUNTRIES WITH HIGH EDUCACIONAL LEVEL
Couto, Mateus Cardoso ; Lepikson, Herman Augusto ; , ;
Article:
O objetivo IV da agenda de 2030 da ONU mostra que é necessária educação equitativa e de qualidade. Apesar de existir essas orientações, o Brasil se encontra num patamar crítico em sua colocação na avaliação educacional do PISA. Esse artigo tem como objetivo demonstrar a evolução docente com a inserção de novos modelos pedagógicos provenientes de países com alto score no PISA. A revisão sistemática foi utilizada como ferramenta norteadora deste estudo para definição do banco de dados por palavras chaves. Concluiu-se que, quando bem adaptadas e com docentes treinados, as metodologias oferecem um impacto positivo para o aumento da qualidade em sala de aula destacando-se como fator positivo para o próximo ranking do Brasil no PISA.
Article:
Objective IV of the 2030 UN agenda shows that quality and equitable education is needed. Despite these guidelines, Brazil is at a critical level in its placement in the PISA educational assessment. This article aims to demonstrate the teaching evolution with the insertion of new pedagogical models from countries with high score in PISA. The systematic review was used as a guiding tool of this study to define the database by keywords. It was concluded that, when well adapted and with trained teachers, the methodologies offer a positive impact for the increase of quality in the classroom, standing out as a positive factor for Brazil's next ranking in PISA.
Palavras-chave: Melhoraria do ensino em sala; Ambientes interativos de aprendizagem; Estratégias de ensino/aprendizagem; Aprendizado colaborativo; Desenvolvimento profissional de professores,
Palavras-chave: Improving classroom teaching; Interactive learning environments; Teaching/learning strategies; Collaborative learning; Teacher professional development,
DOI: 10.5151/siintec2019-108
Referências bibliográficas
- [1] 1 Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável. https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 04 ago. 2019.
- [2] 2 Ministério da educação de Portugal. Resultado do Estudo Internacional PISA 2000. https://www.oecd.org/portugal/33685403.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.
- [3] 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Brasil no PISA 2015. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.
- [4] 4 ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Creative Schools: THE GRASSROOTS REVOLUTION THAT'S TRANSFORMING EDUCATION. Londres: Penguin Usa, 2016.
- [5] 5 WALKER, Tmothy; SAHLBERG, Pasi. Teach Like Finland. Nova Iorque: Norton, 2017.
Como citar:
Couto, Mateus Cardoso; Lepikson, Herman Augusto; , ; "AVALIAÇÃO DO PERFIL PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NA GRADUAÇÃO POR METODOLOGIAS DE PAÍSES DE ALTO ÍNDICE EDUCACIONAL", p. 862-868 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/siintec2019-108
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações