Agosto 2019 vol. 1 num. 6 - XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo - Open Access.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO EMPREGO DE ÁLCOOIS COMO AGENTE ESTABILIZANTE EM MISTURAS BIO-ÓLEO PIROLÍTICO/BIODIESEL
EVALUATION OF ALCOHOLS AS A STABILIZING AGENT IN PYROLYSIS DERIVED BIO-OIL/BIODIESEL BLENDS
MOREIRA, JULLYANE CUNHA ; SALLES, WENDELL FERREIRA DE LA ; ASSIS, LARISSA MACHADO DE ; SALLES, KATIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA ; , ; , ;
Artigo:
O bio-óleo é o produto líquido obtido pela transformação termoquímica da biomassa que vem recebendo grande reconhecimento no mundo por suas características combustíveis. Entretanto, o produto apresenta características indesejadas que restringem seu uso em motores automotivos, tais como: baixo poder calorífico, corrosividade e alto teor de água. Neste trabalho, foi avaliado o potencial de alguns alcoóis como agentes estabilizantes no processo de solubilização de um bio-óleo sintético em biodiesel através da tecnologia de microemulsificação, buscando-se obter um combustível alternativo com potencial de emprego em motores do ciclo diesel. Parâmetros que influenciam na solubilização do bio-óleo foram estudados, como razão bio-óleo/biodiesel (v/v), a natureza e a concentração do álcool. Os resultados demonstraram que o n-octanol foi o mais eficiente dentre os alcoóis estudados. A razão volumétrica bio-óleo/biodiesel ótima foi 7:3 (v/v) e a concentração ideal do n-octanol 0,55 M. O potencial de aplicação das misturas foi avaliado em termos do seu poder calorífico, massa específica, viscosidade cinemática e índice de viscosidade.
Artigo:
Palavras-chave: BIO-óLEO; BIODIESEL; MICROEMULSãO,
Palavras-chave: BIO-OIL; BIODIESEL; MICROEMULSION,
DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT14
Referências bibliográficas
Como citar:
MOREIRA, JULLYANE CUNHA; SALLES, WENDELL FERREIRA DE LA; ASSIS, LARISSA MACHADO DE; SALLES, KATIA SIMONE TEIXEIRA DA SILVA DE LA; , ; , ; "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO EMPREGO DE ÁLCOOIS COMO AGENTE ESTABILIZANTE EM MISTURAS BIO-ÓLEO PIROLÍTICO/BIODIESEL", p. 238-244 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobecic2019-EAT14
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações