Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
ARTIGO COMPLETO - Open Access.
AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL
AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL
TEIXEIRA, Fernanda Martins Gonçalves ; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte ;
ARTIGO COMPLETO:
O presente artigo tem como objetivo a partir do olhar da pedagogia Reggio Emilia, avaliar o pátio escolar de uma instituição de ensino da primeira infância denominada A Casa Mágica, na cidade de Maceió – Alagoas. Para Reggio Emília, o pátio escolar tem uma função importante de interligar a criança e a cidade, é nele que as relações vão além da hora do intervalo, é ali que adultos em diferentes funções e crianças de várias idades se conectam como em uma Piazza italiana. Utilizando mapa comportamental e observação do uso do espaço, será possível propor modificações a este espaço.
ARTIGO COMPLETO:
This article aims, from the perspective of Reggio Emilia pedagogy, to evaluate the school yard of an early childhood educational institution called A Casa Mágica, in the city of Maceió – Alagoas. For Reggio Emília, the schoolyard has an important function of connecting the child and the city, it is there that relationships go beyond break time, it is there that adults in different roles and children of different ages connect as if in a Piazza Italian. Using a behavioral map and observation of the use of the space, it will be possible to propose modifications to this space.
Palavras-chave: Pátio escolar; Reggio Emília; APO,
Palavras-chave: Schoolyard; Reggio Emilia; POE,
DOI: 10.5151/eneac2024-831246
Referências bibliográficas
- [1] "ALBUQUERQUE, N. G. C.; CAVALCANTE, S.; FERREIRA, K. P. M. Percepções e afetos na prisão: análise de narrativas de presos e agentes penitenciários. Psicologia & Sociedade, v. 32, p. 1-15, 2020.
- [2] CANAKCIOGLU, N. Explorando a lógica social dos ambientes pré-escolares estruturados com Waldorf, Montessori e Reggio Emilia. Artigo da 13ª Conferência sobre Sintaxe Espacial, Bergen, Noruega,202
- [3] EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016.
- [4] FERREIRA, F. M. C.; SOUZA. H. A. de. Análise da acessibilidade do Museu das minas e do metal - Belo Horizonte, MG. Artigo publicado international journal of knowledge engineering and management,201
- [5] GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS O ATENDIMENTO EM CRECHE. 2. ED. TRADUÇÃO DE MARLON XAVIER. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2006.
- [6] RHEINGANTZ, Paulo A.; AZEVEDO, Giselle; BRASILEIRO, Alice; ALCANTARA, Denise de; QUEIROZ, Mônica. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pósocupação. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU-UFRJ, 2009.
- [7] TARR, P. Códigos estéticos nas salas de aula da primeira infância: o que os educadores artísticos podem aprender com Reggio Emilia. Educação Artística, 54(3), 33–39,2001
- [8] TASSARA, E. T. O.; RABINOVICH, E. P. Perspectivas da Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, n. 2, p. 339-340, 2003."
Como citar:
TEIXEIRA, Fernanda Martins Gonçalves; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte; "AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL", p. 536-545 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-831246
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações