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AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL

TEIXEIRA, Fernanda Martins Gonçalves ; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte ;

ARTIGO COMPLETO:

O presente artigo tem como objetivo a partir do olhar da pedagogia Reggio Emilia, avaliar o pátio escolar de uma instituição de ensino da primeira infância denominada A Casa Mágica, na cidade de Maceió – Alagoas. Para Reggio Emília, o pátio escolar tem uma função importante de interligar a criança e a cidade, é nele que as relações vão além da hora do intervalo, é ali que adultos em diferentes funções e crianças de várias idades se conectam como em uma Piazza italiana. Utilizando mapa comportamental e observação do uso do espaço, será possível propor modificações a este espaço.

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This article aims, from the perspective of Reggio Emilia pedagogy, to evaluate the school yard of an early childhood educational institution called A Casa Mágica, in the city of Maceió – Alagoas. For Reggio Emília, the schoolyard has an important function of connecting the child and the city, it is there that relationships go beyond break time, it is there that adults in different roles and children of different ages connect as if in a Piazza Italian. Using a behavioral map and observation of the use of the space, it will be possible to propose modifications to this space.

Palavras-chave: Pátio escolar; Reggio Emília; APO,

Palavras-chave: Schoolyard; Reggio Emilia; POE,

DOI: 10.5151/eneac2024-831246

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Como citar:

TEIXEIRA, Fernanda Martins Gonçalves; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte; "AVALIAÇÃO DO PÁTIO ESCOLAR SOB A PEDAGOGIA REGGIO EMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA A CASA MÁGICA A PARTIR DA QUALIDADE AMBIENTAL", p. 536-545 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831246

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