Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE

AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE

Santos, Islaneide Figueredo dos ; Sobral, Eryka Fernanda Miranda ; Machado, Tiago Silveira ; Amorim, Bartira Pereira ; Melo, Fagner José Coutinho de ;

Artigo completo:

As pessoas são motivadas diariamente, procurando satisfazer suas ideias e atingir suas metas, é nesse contexto que muitos estudiosos buscam respostas através de teorias elaboradas sobre motivação, na tentativa de compreender o que é capaz de motivar e satisfazer o ser humano. No contexto organizacional, ter funcionários motivados é a missão primordial das organizações, e isto tem sido objeto de estudo ao longo dos anos, sendo assim a presente pesquisa teve por objetivo avaliar os fatores motivacionais e higiênicos por meio da teoria dos dois fatores de Herzberg, com aplicação de um questionário com 44 perguntas divididas em motivacionais e higiênicas no setor de food service. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a 10 funcionários dividido em três restaurantes no município de Salgueiro-PE. Os três restaurantes juntos possuíam 15 funcionários, porém 5 funcionários se abstiveram a responder, desta maneira a amostra foi reflexo do ambiente estudado. Neste trabalho concluise que os funcionários não possuem oportunidades de crescimento, foi constatado que parte dos funcionários não sabem o que é um plano de carreiras, porque as empresas, como restaurantes não possuem devido ao número menor de funcionários.

Artigo completo:

As pessoas são motivadas diariamente, procurando satisfazer suas ideias e atingir suas metas, é nesse contexto que muitos estudiosos buscam respostas através de teorias elaboradas sobre motivação, na tentativa de compreender o que é capaz de motivar e satisfazer o ser humano. No contexto organizacional, ter funcionários motivados é a missão primordial das organizações, e isto tem sido objeto de estudo ao longo dos anos, sendo assim a presente pesquisa teve por objetivo avaliar os fatores motivacionais e higiênicos por meio da teoria dos dois fatores de Herzberg, com aplicação de um questionário com 44 perguntas divididas em motivacionais e higiênicas no setor de food service. O instrumento de coleta de dados foi aplicado a 10 funcionários dividido em três restaurantes no município de Salgueiro-PE. Os três restaurantes juntos possuíam 15 funcionários, porém 5 funcionários se abstiveram a responder, desta maneira a amostra foi reflexo do ambiente estudado. Neste trabalho concluise que os funcionários não possuem oportunidades de crescimento, foi constatado que parte dos funcionários não sabem o que é um plano de carreiras, porque as empresas, como restaurantes não possuem devido ao número menor de funcionários.

Palavras-chave: Fatores motivacionais; Fatores higiênicos; Motivação; Pessoas; Food service; Gestão estratégica.,

Palavras-chave: Fatores motivacionais; Fatores higiênicos; Motivação; Pessoas; Food service; Gestão estratégica.,

DOI: 10.5151/viisimep-315710

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Como citar:

Santos, Islaneide Figueredo dos; Sobral, Eryka Fernanda Miranda; Machado, Tiago Silveira; Amorim, Bartira Pereira; Melo, Fagner José Coutinho de; "AVALIAÇÃO DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS NO SETOR DE FOOD SERVICE NO MUNICIPÍO DE SALGUEIRO-PE", p. 1633-1643 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315710

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