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Avaliação RDE e Soluções para o Motor Flex-Fuel 1.0 PFI com Foco na Futura Meta de Poluentes PL8

RDE Assessment of a Flex-Fuel 1.0L PFI Vehicle for PROCONVE L8 Emission Standards

MONTEMOR, RAPHAEL ; CASSIANI, MAURILIO ; BIGLIARDI, VINCENT ; VICENTE, VINICIUS ; JARA, MURILO ;

Artigo:

A partir de 2025, a legislação Proconve L8 introduz a avaliação de poluentes em ensaio RDE como critério de aprovação de família de veículo, além da avaliação tradicional baseada no FTP75. A redução nos limites legais de emissão e a condução dinâmica do RDE, incluindo a faixa de temperatura estendida, introduz uma nova perspectiva em relação às tecnologias de motor e pós-tratamento, com a adoção de soluções de ponta levando a um aumento no custo geral do conjunto motor. Como tradicionalmente, o mercado brasileiro é conhecido pelo domínio de veículos de baixo custo nos segmentos A e B, nos quais o motor PFI flex-fuel 1.0L está comumente presente. Desta forma, as tecnologias avançadas de motores e pós-tratamento introduzidas com sucesso nos EUA e na UE com foco na redução dos níveis de emissão de poluentes podem reduzir a competitividade dos custos dos veículos, e sua aplicação em veículos do mercado local exige uma avaliação detalhada. O trabalho proposto avalia um veículo representativo PL7 1.0 PFI submetido aos critérios de avaliação laboratorial PL8, e à execução/avaliação de diversos cenários RDE através de rotas homologada e benchmark. Além disso, a calibração otimizada do motor será avaliada com foco nos desafios PL8 identificados.

Artigo:

Starting by 2025, Brazilian Proconve L8 introduces RDE pollutant evaluation as vehicle type approval criteria in addition to the traditional FTP75 based evaluation. Reduction on legal emission limits and RDE’s dynamic driving including extended temperature range introduces a new perspective regarding engine and aftertreatment technologies, with adoption of high-end solutions ultimately leading to increase on overall powertrain cost. As traditionally, Brazilian market is known by the dominance of low-cost vehicles in segments A and B, in which PFI flex-fuel 1.0L engine is commonly present. Therefore, the advanced engine and aftertreatment technologies successfully introduced in USA and EU focusing on reduction of pollutant emission levels may reduce vehicle cost competitiveness, and its application on local market vehicles demands detailed assessment. The proposed work evaluates a PL7 1.0 PFI representative vehicle submitted to PL8 laboratory evaluation criteria, and to the execution / evaluation of several RDE scenarios through homologated and benchmark routes. Additionally, optimized engine calibration will be assessed focusing on the identified PL8 challenges.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP17

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Como citar:

MONTEMOR, RAPHAEL; CASSIANI, MAURILIO; BIGLIARDI, VINCENT; VICENTE, VINICIUS; JARA, MURILO; "Avaliação RDE e Soluções para o Motor Flex-Fuel 1.0 PFI com Foco na Futura Meta de Poluentes PL8", p. 96-105 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP17

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