Agosto 2024 vol. 11 num. 1 - XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.
Avanços na Aplicação de Biocarvão para Descarbonização da Fabricação de Peças Automotivas
Advancements in Biochar Application for Decarbonizing Automotive Parts Manufacturing
SOUZA, C. O. D. ; GOBO, L. A. ; VARANDA, L. D. ; ASSIS, H. M. D. ; OBARA, R. ;
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
O programa MOVER adotou o ciclo do poço à roda para a avaliação de emissões de gases de efeito estufa em veículos leves. No próximo ciclo, será do berço ao túmulo. Esse ponto é chave, pois hoje as emissões de GEE na produção de veículos representam 10 a 25% das emissões totais da vida do veículo. Para blocos e cabeçotes, o ferro fundido é vantajoso frente ao alumínio (com 50% de redução). Além do fator de GEE, a reciclabilidade é fundamental. O uso de fornos cubilô proporciona índices de uso de sucata acima de 90%. Mas o principal desafio é substituir o coque mineral. Além de fonte térmica para o forno, o coque atua na regulagem do nível de carbono da liga de ferro. Assim, um caminho de descarbonização para o forno cubilô é a substituição do coque por biomassa. Esta proposta pode ser aplicada em outros setores, não abordados nesse trabalho. Biomassas de origem agrícola e de silvicultura foram mapeadas e analisadas em aspectos químicos, físicos, logísticos, sociais e ambientais. Parâmetros de pirólise foram otimizados, obtendo biocarvão compatível com PCI acima de 8000 Kcal/kg e carbono fixo acima de 80%. A substituição de 15% do coque mineral por briquetes de biocarvão podem reduzir cerca de 270 ton CO2e por ano na produção de 100 mil blocos de veículos leves.
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
The MOVER program has adopted the well-to-wheel cycle for assessing greenhouse gas emissions in light vehicles. In the next cycle, it will be from cradle to grave. This point is key because today GHG in vehicle production represent 10 to 25% of the vehicle's total life emissions. For engine blocks and cylinder heads, cast iron is advantageous over aluminum (with a 50% reduction). In addition to the GHG factor, recyclability is crucial. The use of cupola furnaces provides scrap utilization rates above 90%. But the main challenge is to replace the mineral coke. In addition to being a heat source for the furnace, coke also regulates the carbon level of the iron alloy. Thus, a decarbonization path for the cupola furnace is the replacement of coke with biomass. This proposal can be applied in other sectors not addressed in this study. Biomasses from agricultural and forestry sources were mapped and analyzed for chemical, physical, logistical, social, and environmental aspects. Pyrolysis parameters were optimized, resulting in biochar with a lower heating value (LHV) above 8000 Kcal/kg and fixed carbon content above 80%. By replacing 15% of mineral coke with biochar approximately 270 tons of CO2e emissions can be mitigated in the production of 100,000 light vehicle engine blocks.
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DOI: 10.5151/simea2024-PAP30
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Como citar:
SOUZA, C. O. D.; GOBO, L. A.; VARANDA, L. D.; ASSIS, H. M. D.; OBARA, R.; "Avanços na Aplicação de Biocarvão para Descarbonização da Fabricação de Peças Automotivas", p. 170-179 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2024-PAP30
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