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Avanços na Tecnologia de Pistão para Plataformas de Motores de Serviço Médio e a solução MonoCast

Advancements in piston technology for Medium Duty engine platforms and the MonoCast solution

LIMA, G. M. D. ; BRUNO, R. A. ; MIYAMOTO, M. ; HRDINA, D. ;

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O artigo discute avanços na tecnologia de pistão especificamente adaptados para plataformas de motores MD.Ele destaca a transição convencional dos pistões de alumínio para o aço forjado, como consequência da necessidade de maior eficiência e desempenho, impulsionada por demandas regulatórias e de mercado, como durabilidade em PCPs mais altas. No entanto, essa transição também apresenta uma desvantagem, pois leva a um aumento nos custos do motor. O surgimento dos pistões de ferro fundido nodular, pioneiros da MAHLE, é apresentado como uma alternativa econômica que oferece resistência e durabilidade adequadas às demandas mais avançadas do mercado de MD.A tecnologia MonoCast® de ferro fundido nodular, é uma peça fundida com galeria de resfriamento fechada que combina os benefícios das 2 tecnologias de pistão mais populares. Do alumínio traz as vantagens da fabricação por fundição, enquanto do aço a resistência e a eficiência térmica tendo por resultado um produto eficaz na redução de custos total capaz de criar a sinergia em termos da aplicação em plataformas MD existentes e novas. Assim, a integração de pistões de ferro fundido nodular nesta categoria de motores gera benefícios para desempenho e economia de custos para fabricantes e consumidores que atendem aos requisitos futuros.

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The article discusses advancements in piston technology specifically tailored for medium duty engine platforms. It highlights the conventional transition shift from aluminum pistons to forged steel, as consequence of the need for improved efficiency and perfomance driven by regulatory and market demands like durability on higher peak cylinder pressure. However, this transition also presents a disadvantage, as it leads to an increase in engine costs. The emergence of nodular cast iron pistons, pioneered by MAHLE, is presented as a cost-effective alternative that offers strength and durability suitable to the most advanced demands to MD market. MonoCast design of nodular cast iron is a one-piece casted part with a closed cooling gallery that combines the benefits from the 2 most popular piston technologies. From aluminum it brings the casting manufacturing advantages, while from the steel the strength and thermal efficiency resulting in an overall cost-effective product capable to create synergy in terms of application on both existing and new MD platforms. Thus, the integration of nodular cast iron pistons into this category of engines generate benefits for performance and cost savings for manufacturers and consumers meeting future automotive industry requirements.

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP27

Referências bibliográficas
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Como citar:

LIMA, G. M. D.; BRUNO, R. A.; MIYAMOTO, M.; HRDINA, D.; "Avanços na Tecnologia de Pistão para Plataformas de Motores de Serviço Médio e a solução MonoCast", p. 144-150 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP27

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