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Avanços nas estratégias de controle de motores para propulsão automotiva sustentável

Advancements in Engine Control Strategies for Sustainable Automotive Propulsion

AGUILAR, R. F. S ; LISBOA, F. C. ; TEIXEIRA, E. L. S. ; LISBOA, F. C. ; MURILO, A. ; OLIVEIRA, T. C. ; ROVAI, F. F. ; UEHARA, S. ;

Trabalho completo:

Este artigo apresenta uma investigação abrangente sobre o desenvolvimento e implementação de estratégias avançadas de controle destinadas a otimizar o consumo de combustível e minimizar as emissões em motores de combustão interna. Focado em motores turbo alimentados com injeção direta, o estudo apresenta uma plataforma inovadora Hardware-In-the-Loop (HIL) projetada para avaliar estratégias de controle relevantes para sistemas de gerenciamento de motores. Aproveitando ferramentas computacionais como ASCET, INCA, LABCAR, CRUISE-M e MATLAB, a plataforma integra algoritmos de controle que visam otimizar a relação ar-combustível (AFR), juntamente com um modelo de motor virtual representativo da dinâmica do mundo real, baseado em o motor 1.0L turbo de injeção direta. As metodologias abrangem testes rigorosos em condições simuladas e de bancada, enfatizando a importância de ambientes de teste realistas para garantir resultados precisos e representativos. As descobertas oferecem informações valiosas para o projeto e avaliação de software de controle de motores, apresentando um caminho para maior eficiência energética e conformidade com emissões em sistemas de propulsão automotiva.

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This article presents a comprehensive investigation into the development and implementation of advanced control strategies aimed at optimizing fuel consumption and minimizing emissions in internal combustion engines. Focused on turbocharged direct injection engines, the study introduces an innovative Hardware-In-the-Loop (HIL) platform designed to evaluate control strategies relevant to engine management systems. Leveraging computational tools such as ASCET, INCA, LABCAR, CRUISE-M, and MATLAB, the platform integrates control algorithms aimed at optimizing the Air-Fuel Ratio (AFR), along with a virtual engine model representative of real-world dynamics, based on the 1.0L turbo direct injection engine. Methodologies encompass rigorous testing under simulated and bench conditions, emphasizing the importance of realistic testing environments to ensure accurate and representative results. The findings offer valuable insights for the design and evaluation of engine control software, presenting a pathway towards increased energy efficiency and emissions compliance in automotive propulsion systems.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP93

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Como citar:

AGUILAR, R. F. S; LISBOA, F. C.; TEIXEIRA, E. L. S.; LISBOA, F. C.; MURILO, A.; OLIVEIRA, T. C.; ROVAI, F. F.; UEHARA, S.; "Avanços nas estratégias de controle de motores para propulsão automotiva sustentável", p. 495-503 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP93

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