Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023

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Balenciaga e a “estética da pobreza”: uma análise crítica sobre práticas adotadas no Design de Moda

Balenciaga and the “aesthetics of poverty”: a critical analysis of practices adopted in Fashion Design

Oliveira, Nathalia Coelho de ; Cardoso, Fernanda de Abreu ;

Artigo:

O presente artigo busca analisar algumas práticas adotadas no campo do Design de Moda, por meio de uma reflexão crítica sobre como marcas e designers utilizam-se de artifícios para promover uma falsa ideia de comprometimento com a sustentabilidade socioambiental e outros valores propagados no campo. Realizamos um estudo de caso com base no episódio envolvendo a grife de luxo Balenciaga que lançou no mercado dois produtos: uma bolsa e uma coleção de tênis que contraditoriamente apresentavam uma estética associada ao desgaste, sujeira e até mesmo à pobreza. Com este exemplo pretendemos demonstrar de que forma são construídas narrativas como parte de uma tática empresarial. Objetiva-se desmistificar crenças incorporadas pelo campo para justificar a escolha de determinados elementos de estilo que são usados como mecanismo para estimular o consumo e o interesse dos consumidores. Como referencial teórico utilizaremos Bourdieu e sua teoria sobre os Campos de produção de bens simbólicos e as estratégias de dominação para manutenção da hegemonia nesses espaços onde ocorrem disputas por “poder”, legitimação e distinção social. Utilizaremos os estudos de David Harvey para examinar as implicações geradas na transição do fordismo para o capitalismo flexível, para as expressões criativas e culturais considerando que são indissociáveis da economia e do modo de acumulação flexível.

Artigo:

This article aims to analyze some practices adopted in the field of Fashion Design, through a critical reflection on how brands and designers use artifices to promote a false idea of commitment to socio-environmental sustainability and other values propagated in the field. We carried out a case study based on the episode involving the luxury brand Balenciaga that launched two products on the market: a bag and a collection of sneakers that contradictorily presented an aesthetic associated with wear, dirt and even poverty. Through this example we intend to demonstrate how narratives are constructed as part of a business tactic. The aim is to demystify beliefs incorporated by the field to justify the choice of certain style elements that are used as a mechanism to stimulate consumption and the interest of consumers. As a theoretical reference, we will use Bourdieu and his theory about the Fields of production of symbolic goods and the strategies of domination to maintain hegemony in these spaces where disputes for “power”, legitimation and social distinction take place. We will use David Harvey's studies to examine the implications generated in the transition from Fordism to flexible capitalism, for creative and cultural expressions considering that they are inseparable from the economy and the flexible accumulation mode.

Palavras-chave: Design de moda, Balenciaga, distinção social, gosto, crença,

Palavras-chave: Fashion Design, Balenciaga, social distinction, taste, belief,

DOI: 10.5151/mxriodc2023-022

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Como citar:

Oliveira, Nathalia Coelho de; Cardoso, Fernanda de Abreu; "Balenciaga e a “estética da pobreza”: uma análise crítica sobre práticas adotadas no Design de Moda", p. 304-315 . In: 10º MXRio Design Conference 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2023-022

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