Agosto 2024 vol. 11 num. 1 - XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.
Bancada para Modelamento Dinâmico de Injetores PFI
PFI Injectors Dynamic Modeling Bench
GOUVEA, A. L. F. ; WINDLIN, F. L. ; MOREIRA, F. M. ; FIGUEIREDO, F. ; MARCONDES, A. ; FONTANA, F. ; RONCAGLIO, M.M. ;
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
Os motores a combustão interna vem gradualmente perdendo o protagonismo frente às tecnologias híbridas e elétricas, porém sua presença continua forte devido à matriz energética e meios produtivos disponíveis e, de qualquer forma, continuará vigente nos sistemas automotivos híbridos. Para garantir esta participação é necessário um constante aumento de eficiência, além da redução de emissões gasosas. Nesta linha de trabalho, usando os benefícios de incentivos federais , foi proposto o desenvolvimento de uma bancada automatizada para realização da modelagem dinâmica de injetores de combustíveis PFI. Esta bancada realizará de forma automática o levantamento das relações de tempos de injeção e massa de combustível injetada. Criará, em um ambiente controlado, as diversas variações de pressão que ocorrem dentro do coletor de admissão de motores, simulando as condições reais de funcionamento dos injetores. Também gerará de forma automática as variações de tensão e rotação que o sistema automotivo é submetido, sem a necessidade de utilizar uma bancada dinamométrica para esta finalidade. Assim, alicerçado no trinômio: qualidade, redução de custos e prazos, uma boa modelagem de injetores permite uma melhor eficiência no controle das emissões, partidas a frio, desempenho, consumo etc.
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
The internal combustion engines have gradually lost their prominence compared to hybrid and electric technologies, but their presence remains strong due to the electrical energy matrix and production means available and, in any case, will continue to be in force in hybrid automotive systems. To guarantee this participation, a constant increase in efficiency is necessary, in addition to the gaseous emissions reduction. In this line of work, using the benefits of the Brazilian IT Law, it was proposed to develop an automated bench to carry out the dynamic modeling of PFI (Port Fuel Injection) fuel injectors. This bench will automatically calculate the relationships between injection times and injected fuel mass. It will create, in a controlled environment, the various pressure variations that occur within the engine intake manifold, simulating the real injectors operating conditions. It will also automatically generate the voltage and rotation variations that the automotive system is subjected to, without the need to use a dynamometer bench for this purpose. Thus, based on the trinomial: quality excellence, cost and deadline reduction, good injector modeling allows for better efficiency in controlling emissions, cold starts, performance, consumption, etc.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2024-PAP75
Referências bibliográficas
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Como citar:
GOUVEA, A. L. F.; WINDLIN, F. L.; MOREIRA, F. M.; FIGUEIREDO, F.; MARCONDES, A.; FONTANA, F.; RONCAGLIO, M.M.; "Bancada para Modelamento Dinâmico de Injetores PFI", p. 402-419 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2024-PAP75
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