Novembro 2021 vol. 8 num. 3 - 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Artigo - Open Access.
BARREIRAS A INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS CIRCULARES QUE COMBATEM A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
BARREIRAS A INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS CIRCULARES QUE COMBATEM A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
Freitas, Maristela Duarte Fujimoto ; Oroski, Fabio de Almeida ;
Artigo:
Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), cerca de 1/3 de tudo que é produzido no mundo, é perdido ou desperdiçado ao longo dos estágios das cadeias produtivas. Trata-se de um problema de natureza social, econômica e social. Nesse contexto, têm surgido soluções inovadoras que promovem a circularidade na cadeia de alimentos e buscam soluções para as perdas e desperdício de alimentos. Dentre essas, as plataformas digitais que promovem inovações no sistema alimentar em sua transição do modelo linear para o circular. Todavia, o sucesso dessas plataformas depende da superação de múltiplas barreiras. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo explorar as principais barreiras à circularidade no combate ao excedente, perda e desperdício de alimentos no cenário brasileiro. Foram elaborados cinco estudos de caso a partir de entrevistas realizadas com os fundadores das plataformas digitais. O estudo identificou que as barreiras apontadas nas entrevistas são de natureza diversa, além das barreiras tecnológicas, e para o caso brasileiro, a ausência de uma política pública específica para o caso do desperdício de alimentos, dificulta o desenvolvimento desses negócios.
Artigo:
Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), cerca de 1/3 de tudo que é produzido no mundo, é perdido ou desperdiçado ao longo dos estágios das cadeias produtivas. Trata-se de um problema de natureza social, econômica e social. Nesse contexto, têm surgido soluções inovadoras que promovem a circularidade na cadeia de alimentos e buscam soluções para as perdas e desperdício de alimentos. Dentre essas, as plataformas digitais que promovem inovações no sistema alimentar em sua transição do modelo linear para o circular. Todavia, o sucesso dessas plataformas depende da superação de múltiplas barreiras. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo explorar as principais barreiras à circularidade no combate ao excedente, perda e desperdício de alimentos no cenário brasileiro. Foram elaborados cinco estudos de caso a partir de entrevistas realizadas com os fundadores das plataformas digitais. O estudo identificou que as barreiras apontadas nas entrevistas são de natureza diversa, além das barreiras tecnológicas, e para o caso brasileiro, a ausência de uma política pública específica para o caso do desperdício de alimentos, dificulta o desenvolvimento desses negócios.
Palavras-chave: perda e desperdício de alimentos; plataformas digitais; economia circular, modelo de negócio circular,
Palavras-chave: perda e desperdício de alimentos; plataformas digitais; economia circular, modelo de negócio circular,
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3112
Referências bibliográficas
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Como citar:
Freitas, Maristela Duarte Fujimoto; Oroski, Fabio de Almeida; "BARREIRAS A INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS CIRCULARES QUE COMBATEM A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL", p. 388-401 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3112
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