Janeiro 2015 vol. 1 num. 1 - V Jornada Acadêmica Internacional da Bioquímica
Resumo - Open Access.
BIOCONVERSÃO DE HIDROLISADOS HEMICELULÓSICO E CELULÓSICO DA TORTA DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata) EM ETANOL E XILITOL POR Candida boidinii UFMG 14
Pereira, J.B. ; Monteiro, A.L. ; Gonçalves, D.B. ; Oliveira, J.S. ; Santos, V.L. ;
Resumo:
A produção de etanol celulósico tem conquistado um lugar de destaque no desenvolvimento de novas tecnologias e tem como desafio a obtenção de hidrolisados que apresentem concentrações adequadas de açúcares. No presente trabalho, avaliou-se a bioconversão de xilose e glicose a etanol a partir de hidrolisados de torta de macaúba (Acrocomia aculeata) pela levedura Candida boidinii UFMG14. O hidrolisado hemicelulósico foi obtido por hidrólise ácida com H2SO4 0,8% (v/v) na relação sólido:líquido (1:10) da torta de macaúba e detoxificado com carvão ativado 2,5% (p/v). O hidrolisado celulósico foi obtido por hidrólise enzimática. Para a fermentação, a linhagem foi cultivada por 72h, em frascos Erlenmeyer contendo hidrolisados e suplementos. Realizou-se um experimento de mistura (delineamento simplex-centroide, DSC) dos hidrolisados celulósico e hemicelulósico em diferentes proporções cuja soma resultou sempre em 1 (100%). A maior produção de etanol (11,3g/L) ocorreu no ensaio 1 na proporção 100% do hidrolisado celulósico. Os ensaios 2 e 6, nos quais foram usadas as maiores proporções 100% (6,1g/L) e 75% (7,4g/L), respectivamente de hidrolisado hemicelulósico, apresentando produção de etanol inferior aos outros ensaios. Os resultados mostraram que o uso do hidrolisado celulósico é significativamente mais efetivo para produção de etanol nas proporções avaliadas, mostrando o potencial de C. boidinii UFMG14 para a produção de etanol celulósico.
Resumo:
Palavras-chave: Macaúba, C. boidinii UFMG14,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0039
Referências bibliográficas
Como citar:
Pereira, J.B.; Monteiro, A.L.; Gonçalves, D.B.; Oliveira, J.S.; Santos, V.L.; "BIOCONVERSÃO DE HIDROLISADOS HEMICELULÓSICO E CELULÓSICO DA TORTA DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata) EM ETANOL E XILITOL POR Candida boidinii UFMG 14", p. 29-30 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2359-5043,
DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0039
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações