Janeiro 2018 vol. 1 num. 2 - Encontro Anual da Biofísica 2018
Artigo Completo - Open Access.
BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
Duarte, Carla Valéria de Miranda Costa ; Souza, Susana Carvalho de ; Santana, Otacilio Antunes ; Melo, Raquel Bernardo de ; Lima, Clodoaldo de ;
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A Educação Contextualizada é uma forma de unir a leitura do mundo, feita pelos alunos, com os conteúdos curriculares delimitados para cada ciclo educacional (FREIRE, 2014). Por exemplo, o aluno vai à escola de ônibus, e nesse percurso da casa a escola, ele poderá vivenciar fatos que poderão ajudá-lo na futura consolidação de um conhecimento. Esse conceito de conhecimento prévio, ou aprendizagem significativa prévia, é de basilar valor para a aprendizagem, em que o aluno de forma coletiva e interacional poderá por meio de suas prévias práticas, ou visão do mundo, hipotetizar sobre o conteúdo a ser ensinado e a contribuir com sua experiência a certificar a teoria (VIGOTSKY, 1991).A aproximação dos conteúdos ao afeto (ou ao desafeto), ao vivido, é uma missão do mediador no ambiente educacional, na relação coletiva e com os objetos educacionais a serem construídos e compartilhados (TOASSA, 2011). Por isso, há uma importância na construção de recursos e situações didáticas que aproximem os conteúdos aos contextos: espaciais, temporais, sociais, culturais, dos alunos.
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DOI: 10.5151/biofisica2018-02
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Como citar:
Duarte, Carla Valéria de Miranda Costa; Souza, Susana Carvalho de; Santana, Otacilio Antunes; Melo, Raquel Bernardo de; Lima, Clodoaldo de; "BIOFÍSICA AMBIENTAL DO SEMIÁRIDO: QUADRO PARADIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA", p. 5-8 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2526--607-1,
DOI 10.5151/biofisica2018-02
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