Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.
EMOTIONAL BRANDING AND CONSUMER EXPERIENCE: the semiotic analysis of the environment of the brand X physical store from the ecosystem approach to communication.
Correa, Sarah Batista ; Pereira, Mirna Feitoza ;
Artigo:
O presente artigo trata do reconhecimento da experiência de consumo vivenciada no ambiente da loja física da marca X e tem como objetivo a conceituação do design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. O referencial teórico envolve a perspectiva ecossistêmica, segundo Pereira (2012), as semióticas pierciana e da cultura e a teoria das affordances de Gibson (1979). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) e de Gil (2010). Como principais resultados, podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca e a compreensão do processo de gestão dos intangíveis presentes na experiência de consumo organizada com o objetivo de atingir a memória emocional e sensorial do consumidor.
Artigo:
This article deals with the recognition of the consumer experience in X brand’s physical store environment and aims at the conceptualization of consumer olfactory experience design with the environment aroma of the brand from the semiotic point of view and the ecosystem approach communication. The theoretical background involves the ecosystem perspective, according to Pereira (2012), the pierciana and culture semiotics and the theory of affordances Gibson (1979). The developed research is qualitative, empirical and exploratory nature, it has having been used in its methodology techniques Moraes and Mont'Alvão (2010) and Gil (2010). The main results can be mentioned the presentation of the communication complexity of the brand and the understanding of the process of management of intangible presence in the consumer experience organized in order to achieve the emotional and sensory consumer’s memory.
Palavras-chave: Ecossistemas Comunicacionais, Branding Emocional, Experiência de Consumo, Experiência Semiótica,
Palavras-chave: Communicative Ecosystems, Emotional Branding, Consumer Experience, Semiotics,
DOI: 10.5151/ped2018-7.1_ACO_06
Referências bibliográficas
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Como citar:
Correa, Sarah Batista; Pereira, Mirna Feitoza; "BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.", p. 5023-5037 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-7.1_ACO_06
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