Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CAMINHOS LEGÍVEIS: UMA REVISÃO DA ROTA ACESSÍVEL DO CT-UFPB

LEGIBLE PATHS: A REVIEW OF THE CT-UFPB ACCESSIBLE ROUTE CT-UFPB

Oliveira, Raissa Kelly Ferreira de ; Silva, Terezinha Taís da ; Diniz, Marcelo Andrade ; Sarmento, Bruna Ramalho ; Costa, Angelina Dias Leão ;

Artigo:

A legibilidade espacial é o cerne da orientabilidade espacial, se dá no contexto das relações entre o ser humano e o mundo. Nessa direção, a proposição de rotas acessíveis é uma alternativa viável, especialmente em campus universitário, diante da heterogeneidade de público que o vivencia. Assim, objetiva-se apresentar a proposta de atualização de uma rota acessível externa desenvolvida em 2009 para o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, a partir de levantamentos in loco e consulta a referências atualizadas, para viabilizar sua implantação no presente, melhorando a legibilidade e o deslocamento dos usuários.

Artigo:

Spatial legibility is the core of spatial orientability, it takes place in the context of the relationships between human beings and the world. In this direction, the proposition of accessible routes is a viable alternative, especially on university campuses, given the heterogeneity of the public that experiences it. Thus, the objective is to present a proposal to update an external accessible route developed in 2009 for the Technology Center of the Federal University of Paraíba, based on on-site surveys and consultation of updated references, to enable its implementation in the present, improving the readability and user displacement.

Palavras-chave: Legibilidade; Rota acessível; Projeto; Usuários.,

Palavras-chave: Readability, Accessible route; Project, Users.,

DOI: 10.5151/eneac2022-080

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050. Acessibilidade a
  • [2] edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 4ª ed. Rio de Janeiro. ABNT,
  • [3] 2020.
  • [4] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16537. Acessibilidade -
  • [5] Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. 1ª ed. Rio de
  • [6] Janeiro. ABNT, 2020.
  • [7] BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2022. Dispõe sobre o ingresso nas universidades
  • [8] federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras
  • [9] providências. Brasília: Presidência da República, 2012.
  • [10] COSTA, Angelina Dias Leão. PROBEX 2009: Rotas Acessíveis para o Centro de Tecnologia
  • [11] da UFPB. Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e Urbanismo -
  • [12] Centro de Tecnologia). UFPB. 2009.
  • [13] COSTA, Angelina Dias Leão. PROBEX 2010: Sinalização da rota acessível do Centro de
  • [14] Tecnologia da UFPB. Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e
  • [15] Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. 2010.
  • [16] COSTA, Angelina Dias Leão. Projeto Incluir 2011: UFPB para todos: eliminando barreiras.
  • [17] Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Tecnologia. UFPB. Ministério da
  • [18] Educação - MEC. 2011.
  • [19] COSTA, Angelina Dias Leão. PROBEX 2012: HULW acessível: Por uma UFPB para todos.
  • [20] Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de
  • [21] Tecnologia). UFPB. 2012.
  • [22] COSTA, Angelina Dias Leão. PROBEX 2013: Caminhos Acessíveis na UFPB: Projetando a
  • [23] Rota Prioritária. Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • [24] - Centro de Tecnologia). UFPB. 2013.
  • [25] COSTA, Angelina Dias Leão. PROEXT 2014: CAMINHOS ACESSÍVEIS: MOBILIDADE
  • [26] INCLUSIVA NA UFPB. Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e
  • [27] Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. Ministério da Educação - MEC. 2014.
  • [28] DINIZ, Marcelo Andrade. PROEXT 2018: Projeto participativo de sinalização para a reitoria
  • [29] da UFPB: Agregando acessibilidade ao ambiente construído. Projeto de Extensão Universitária
  • [30] (Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. 2018.
  • [31] DINIZ, Marcelo Andrade. PROEXT 2019: Projeto participativo de sinalização para a reitoria
  • [32] da UFPB: Agregando acessibilidade ao ambiente construído - Etapa 2. Projeto de Extensão
  • [33] Universitária (Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. 2019.
  • [34] DINIZ, Marcelo Andrade. PROEXT 2021: Atualização da rota acessível do Centro de
  • [35] Tecnologia da UFPB. Projeto de Extensão Universitária (Departamento de Arquitetura e
  • [36] Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. 2021.
  • [37] COSTA, Robson Xavier. Percepção Ambiental em Museus Paisagens de Arte
  • [38] Contemporânea: A legibilidade dos museus no Inhotim/Brasil e em Serralves/Portugal avaliada
  • [39] pelo público/visitante. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade
  • [40] Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. 388p.
  • [41] CRUZ, Helga Rossana Rêgo da Silva. Avaliação pós-ocupação e apreciação ergonômica do
  • [42] ambiente construído: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de
  • [43] Produção) CTG, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
  • [44] DINIZ, Marcelo Andrade; COSTA, Angelina Dias Leão; SARMENTO, Bruna Ramalho.
  • [45] Atualização da rota acessível do Centro de Tecnologia da UFPB. Projeto de Extensão
  • [46] (documento interno). PRAC-UFPB. 2021.
  • [47] MACHADO, Edileine Vieira. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão
  • [48] do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003. 167 p.
  • [49] SARMENTO, Bruna Ramalho. Acessibilidade em sistema de circulação de pedestre:
  • [50] Avaliação do campus I da UFPB. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro
  • [51] de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
  • [52] SARMENTO, Bruna Ramalho. PROBEX 2015: Qualidade de vida nos espaços livres do
  • [53] Campus I da UFPB: Uma abordagem na comunidade universitária. Projeto de Extensão
  • [54] Universitária (Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Tecnologia). UFPB. 2015.
  • [55] SARMENTO, Bruna Ramalho. A qualidade ambiental de espaços livres em campi: um
  • [56] estudo na UFPB e UFRN sob a ótica da avaliação pós-ocupação. 2017. 328f. Tese (Doutorado
  • [57] em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do
  • [58] Norte, Natal, 2017.
  • [59] UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Relatório de Autoavaliação Institucional
  • [60] da Universidade Federal da Paraíba – Ano 2021. UFPB. CPA - Comissão Própria de
  • [61] Avaliação. 2021.
Como citar:

Oliveira, Raissa Kelly Ferreira de; Silva, Terezinha Taís da; Diniz, Marcelo Andrade; Sarmento, Bruna Ramalho; Costa, Angelina Dias Leão; "CAMINHOS LEGÍVEIS: UMA REVISÃO DA ROTA ACESSÍVEL DO CT-UFPB", p. 1265-1277 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-080

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações