Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
resumo - Open Access.
Caracterização do Porongo (Lagenaria siceraria): análise termogravimétrica, determinação do teor de umidade, da densidade básica e da densidade aparente
-
NEJELISKI, Danieli Maehler ; DUARTE, Lauren de Cunha ;
resumo:
O porongo (Lagenaria siceraria) é um fruto que após a secagem torna-se oco e similar à madeira.Disseminou-se por todos os continentes e é utilizado por diferentes povos na confecção artesanal de recipientes, instrumentos musicais e boias. Com ciclo produtivo anual e alta produtividade,configura-se em alternativa de fonte renovável. Sua utilização no design de novos produtos depende da definição das principais propriedades. A caracterização foi feita através de análise termogravimétrica, determinação do teor de umidade, da densidade básica e aparente e ensaio de absorção de água. Nos gráficos termogravimétricos, o comportamento similar do porongo e da madeira à exposição ao calor confirma que a composição química de ambos tem muitos aspectos em comum. Possui densidade heterogênea, muito baixa, em média 0,124 g/cm3, similar às espumas poliméricas. Quanto à absorção de água, as amostras tiveram aumento de massa de cerca de 150%até a saturação, configurando-se como um material hidrofílico.
resumo:
-
Palavras-chave: Lagenaria siceraria; análise termogravimétrica; densidade,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
NEJELISKI, Danieli Maehler; DUARTE, Lauren de Cunha; "Caracterização do Porongo (Lagenaria siceraria): análise termogravimétrica, determinação do teor de umidade, da densidade básica e da densidade aparente", p. 6078 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações